Geral

Eduardo Pimentel inspeciona obra contra alagamento pedida por moradores no Fala Curitiba

Eleita como uma das prioridades na consulta pública Fala Curitiba do ano passado, a galeria tubular em concreto da Rua Jornalista Alceu Chichorro avança no Bairro Alto, na Regional Boa Vista.
A implantação foi vistoriada pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel, que percorreu outras obras da Prefeitura no bairro.
O vice-prefeito também confirmou a entrega da Linha Verde Norte no dia 9 de junho, restando acabamentos de jardinagem, destacando nas conversas com moradores e diretores dos principais colégios da região, que as obras estavam paralisadas na altura da Trincheira Fúlvio Alice quando assumiram a prefeitura em 2017 e ele era o secretário de Obras.

Com 725 metros de extensão, a galeria da rua jornalista Alceu Chichorro está sendo executada entre as Ruas Adílio Ramos e Joaquim da Costa Ribeiro no Bairro Alto, e representa um investimento de R$ 2,4 milhões.

A estrutura complementa a antiga tubulação, que já não era suficiente para dar vazão às chuvas mais intensas.

“Vai ficar ótimo, resolver o problema da drenagem da água da chuva”, avalia a proprietária da Panificadora e Confeitaria Santos, Elza Santos, que já viu a água chegar muito perto da porta do estabelecimento, em atividade há 28 anos.

Praça e ruas renovadas

A Prefeitura também está revitalizando a Praça da Liberdade, que vai ganhar pista de skate, quadra de grama sintética, quadra poliesportiva, parquinho novo e pista de caminhada.

As obras de drenagem já foram concluídas. O 20º Batalhão da 3ª Companhia do 1º Comando da Região, da Polícia Militar, continuará no local, atualmente sob o comando do Capitão Rueda.

Perto do futuro espaço verde e de lazer funcionam um Armazém da Família e duas escolas da Prefeitura – o Centro Municipal de Educação Infantil Liberdade e a Unidade de Educação Integral Araucária. “São mais possibilidades para as crianças e as equipes das escolas, além das suas famílias, de terem lazer de qualidade”, observou o vice-prefeito.

Perto dali, Pimentel vistoriou a Rua Ângelo Breseghello, na continuação do final da Rua Iriri, que está sendo preparadas pela Prefeitura para serem asfaltadas. Ambas eram de saibro e ficam próximas de condomínios residenciais.

Obras para a cidade

“Tudo isso é ganho para quem mora perto e também para quem costuma passar por esses locais”, observou Pimentel, que conversou com representantes da comunidade do Bairro Alto sobre as realizações da Prefeitura que impactam não só na vida local mas de toda a cidade. Como exemplo, destacou as obras da Linha Verde Norte.

Para a diretora do Colégio Madalena Sofia, Rita Inocêncio Triches, as mudanças no perfil de Curitiba e do bairro são evidentes.

“Nós percebemos que a qualidade de vida por aqui está melhorando”, disse a educadora, responsável pela unidade de ensino, que tem 64 anos de existência e 1.100 alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Com cerca de 100 alunos de Educação Infantil ao 5º ano do Fundamental, a comunidade da Escola Bilusco também percebe as mudanças.

“Nosso bairro está ficando melhor porque a Prefeitura ouve os moradores”, diz Marli Zabot Maschio, que dirige a escola fundada em 1992 e se define como uma aliada da administração municipal.

“Se vejo algo errado ou que pode melhorar, entro em contato. É uma forma de ter mais rápido os serviços de que precisamos”, justificou.

Pimentel também apresentou as realizações da Prefeitura para a comunidade do Colégio Batista Maranata, que tem 33 anos de atuação e oferece Educação Infantil e Ensino Médio para cerca de 500 alunos.

“É importante conhecer tudo isso para valorizar o que vem em benefício do bairro”, disse o diretor administrativo, pastor João Batista Luiz.

Ao visitar o comércio do bairro, o vice-prefeito lembrou de um marco da gestão.

“Foi aqui, no Bairro Alto, na Rua Rio Jari, que a nossa administração deu início ao programa de reciclagem de asfalto”, disse à proprietária da Papelaria JR Informática, Rejane Moraes.

“Estamos há 20 anos aqui e somos testemunhas dessa transformação”, respondeu a comerciante.

Perto dali, na esquina da Rua José de Oliveira Franco com a  Avenida da Integração, Pimentel expôs as obras em andamento no bairro para o responsável técnico pela Farmácia Teofarma, Teodosio Gluchak.

O estabelecimento existe desde 1995.

Acompanharam a visita ao Bairro Alto o vereador Hernani Silva e a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

O Boticário anuncia startup vencedora do edital ‘Resíduo Extinto’

São Paulo, junho de 2024 - Comprometido em contribuir efetivamente para a mudança do cenário de…

1 hora ago

Febraban comenta novas normas de Open Finance

A Febraban e seus bancos associados estão desde o começo inseridos e engajados nas discussões…

2 horas ago

Santos Brasil antecipará em cinco anos conclusão do projeto que eleva a capacidade do Tecon Santos para 3 mi de TEUs

A Santos Brasil antecipará em cinco anos a conclusão do projeto que eleva a capacidade…

2 horas ago

IguanaFix, da MadeiraMadeira, cresce 600% em 2023 e quer chegar a perto de R$ 100 milhões em 2024

A IguanaFix, plataforma de serviços de montagem de móveis adquirida pela MadeiraMadeira em 2021, registrou um crescimento expressivo…

2 horas ago

Plataforma que mapeia emoções é diferencial em estande na ABF Expo

As três empresas do grupo liderado por João Apolinário: Polishop, Decor Colors e Mega Studio…

2 horas ago

Instituto Oi Futuro e 42 firmam parceria inédita para imersão de alunos da rede pública em programação

Buscando a formação de programadores e profissionais de TI cada vez mais qualificados na rede…

2 horas ago