FOTOS PEDRO RIBAS
O teste da BYD marca o início da série de avaliações técnicas que servirão de base para a elaboração do edital de compra dos primeiros ônibus elétricos que farão parte da frota municipal, em 2024.
Os ônibus vão trafegar nas linhas Inter II, Interbairros 2 e Eixo Leste Oeste, que transportam cerca de 370 mil pessoas por dia. A ideia inicial é comprar 70 veículos elétricos.
Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, os primeiros ônibus elétricos adquiridos deverão trafegar na linha Interbairros II. O formato de aquisição ainda será definido.
Além dos ônibus, a migração energética vai necessitar de infraestrutura de apoio, como pontos de recarga dos veículos.
O ônibus BYD vai circular sem passageiros porque o posicionamento das suas portas de embarque é do lado esquerdo e não direito, como pede a operação no transporte coletivo.
“Se for aprovado nos testes, no entanto, o ônibus terá que ser produzido dentro das especificações do município”, acrescenta Celso Lucio, gestor da área de especificação e inspeção de frota da Urbs.
Para simular o peso equivalente ao de passageiros, o veículo vai ser carregado com bombonas de água. O modelo D11B é um ônibus articulado, de piso baixo, tem carroceria Marcopolo, capacidade para 170 passageiros, autonomia de 250 quilômetros e carregamento de bateria em quatro horas.
A Enel X, parceira da BYD no projeto, é a responsável pela infraestrutura de energia. As baterias do veículo são carregadas no período noturno na garagem da empresa Glória. Quinze motoristas, dois quais duas mulheres, foram treinados para dirigir o ônibus da BYD durante o período de testes.
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