Geral

Eduardo Pimentel viaja no ônibus elétrico que entra em testes na cidade

O empresário Dante Gullin, da empresa Transporte Coletivo Glória, sentou sozinho num dos bancos do ônibus elétrico que saiu de sua empresa com o prefeito Eduardo Pimentel, jornalistas e convidados, para uma viagem rápida no bairro Boa Vista.
Cinquenta anos de trabalho, 2.500 funcionários, refletia sobre a evolução dos veículos ao longo de décadas, desde os tempos dos FNM ( Fábrica Nacional de Motores).
“Este é o nosso desenvolvimento. Este carro é macio para dirigir, silencioso, com elevada tecnologia para ajudar nas manobras, cem por cento elétrico, menos poluente. Lembra o celular, dos antigos “tijolôes” aos smartphones. Os pioneiros FNMs, com reduzidas e marchas pesadas, são o começo deste moderno sistema de transporte. Na época, o financiamento para a compra dos carros era pago através de notas promissórias, quitados com regularidade mensal, outro sinal de evolução”.
TESTES
A Prefeitura de Curitiba inicia nesta sexta-feira (28/4) os testes com o ônibus elétrico da chinesa BYD no transporte coletivo. O modelo articulado vai circular, sem passageiros, pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste.
O prefeito em exercício Eduardo Pimentel vistoriou e deu uma volta no veículo na manhã desta quinta-feira (27/4), na companhia de jornalistas, empresários do transporte coletivo e trabalhadores da Viação Glória.
Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades e é uma das principais agendas do município para os próximos anos, dentro do compromisso de reduzir a emissão de poluentes.
O prefeito Rafael Greca já anunciou R$ 200 milhões para a compra dos primeiros ônibus elétricos da capital em 2024.
Cada ônibus do modelo que será testado custa em torno de quatro milhões de reais.

O teste da BYD marca o início da série de avaliações técnicas que servirão de base para a elaboração do edital de compra dos primeiros ônibus elétricos que farão parte da frota municipal, em 2024.

Os ônibus vão trafegar nas linhas Inter II, Interbairros 2 e Eixo Leste Oeste, que transportam cerca de 370 mil pessoas por dia. A ideia inicial é comprar 70 veículos elétricos.

Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, os primeiros ônibus elétricos adquiridos deverão trafegar na linha Interbairros II. O formato de aquisição ainda será definido.

Além dos ônibus, a migração energética vai necessitar de infraestrutura de apoio, como pontos de recarga dos veículos.

FOTOS PEDRO RIBAS

Sem passageiros

O ônibus BYD vai circular sem passageiros porque o posicionamento das suas portas de embarque é do lado esquerdo e não direito, como pede a operação no transporte coletivo.

“Se for aprovado nos testes, no entanto, o ônibus terá que ser produzido dentro das especificações do município”, acrescenta Celso Lucio, gestor da área de especificação e inspeção de frota da Urbs.

Para simular o peso equivalente ao de passageiros, o veículo vai ser carregado com bombonas de água. O modelo D11B é um ônibus articulado, de piso baixo, tem carroceria Marcopolo, capacidade para 170 passageiros, autonomia de 250 quilômetros e carregamento de bateria em quatro horas.

A Enel X, parceira da BYD no projeto, é a responsável pela infraestrutura de energia. As baterias do veículo são carregadas no período noturno na garagem da empresa Glória. Quinze motoristas, dois quais duas mulheres, foram treinados para dirigir o ônibus da BYD durante o período de testes.

Maurício Gulin, presidente do Sindicato das Empresas de  Ônibus de Curitiba, destaca que a frota com a nova tecnologia vai permitir que Curitiba continue pioneira e avançada nas políticas de mobilidade urbana. “Curitiba sempre inova e nós somos parceiros da cidade”
Na circulação do carro serão avaliados itens como o consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, níveis de ruídos e o desempenho do ônibus em variadas topografias (aclives, declives e plano).
O propósito de Curitiba de reduzir emissão de poluentes inclui ainda testes com ônibus a gás natural.
Desde 17/4 está sendo testado um veículo a gás natural da Scania está circulando na linha Cabral/Portão.
Redação JBA Notícias

Recent Posts

Turismo: alta do dólar pode pressionar preços e dificultar viagens domésticas

Apesar do recuo nos últimos dias, a alta do dólar, que atingiu o seu maior…

29 minutos ago

Público do Festival Gastronômico de Pomerode cresce 10% nos primeiros quatro dias

Mais de 6,3 mil pessoas participaram do 18º Festival Gastronômico de Pomerode de quinta-feira a…

35 minutos ago

Parque Nacional do Iguaçu terá horário ampliado, novo passeio de bicicleta pela Mata Atlântica e programação especial em julho

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as maravilhosas Cataratas do Iguaçu e com gestão da…

41 minutos ago

Fiep defende planejamento da infraestrutura em reunião com embarcadores, secretários e deputados

O Paraná adicionaria cerca de R$ 1,6 bilhão a sua economia anualmente se as condições…

50 minutos ago

Ministério das Comunicações vai entregar chips de celular para 22 mil alunos da rede pública do Rio Grande do Norte

O Ministério das Comunicações irá entregar 22 mil chips de telefonia móvel do programa Internet…

53 minutos ago

Obras do Novo Hospital de Pinhais seguem avançando

As obras do Novo Hospital de Pinhais seguem avançando em sua superestrutura. O atual estágio…

1 hora ago