Educação

Educação no trânsito entra no currículo do AAJ e JAA

Os números são assustadores. A cada 15 minutos, uma pessoa morre em acidentes de trânsito no Brasil. Além disso, as lesões ocorridas nas ruas e estradas brasileiras são a principal causa de morte de crianças e jovens entre cinco a 29 anos. A situação alarmante se repete em todos os países de baixa e média rendas (estrato no qual se enquadra o Brasil), que, mesmo tendo 60% dos veículos do mundo, somam 93% das mortes no trânsito. Diante deste cenário, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a meta de reduzir pela metade os óbitos até 2030. Mas, para isso, é preciso ajuda de todos.

Solidário ao objetivo da OMS, o Sistema FAEP/SENAR-PR, a partir deste ano, inseriu o tema educação no trânsito nos programas Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ) e Jovem Agricultor Aprendiz (JAA). A formação dos instrutores já ocorreu em janeiro e o material didático está disponível para incrementar as duas capacitações.

“Mais do que contribuir na formação técnica, queremos ajudar a despertar o senso de cidadania. E os jovens que vão disseminar essas ideias e levar esse conhecimento ao longo de suas vidas e para as próximas gerações”, destaca o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette. “O trânsito é uma excelente maneira de colocar em prática o exercício da cidadania. Ou seja, a educação no trânsito é um ganho enorme para os alunos dos dois programas”, complementa.

“Incluir a educação no trânsito vai de encontro ao desenvolvimento de valores da cidadania entre os nossos estudantes e nos coloca no caminho das diretrizes da Organização Mundial da Saúde. Consideramos uma excelente forma de aliar uma disciplina de suma importância à segurança individual e coletiva dos paranaenses ao mesmo tempo em que contribuímos para um mundo melhor”, enfatiza a diretora técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR, Débora Grimm.

Principais conteúdos

Segundo o técnico responsável pelos cursos da área de trânsito no Sistema FAEP/SENAR-PR, Maurinei Benedito Igerski, o próprio Código de Trânsito Brasileiro prevê que a educação para o trânsito deve ser promovida nas escolas por meio de ações educativas. “Como temos os programas AAJ e JAA, fizemos um projeto para incluir a temática da educação no trânsito e assim contemplar ações nessa área”, compartilha.

Todo o material didático foi elaborado em 2022 e uma atualização dos instrutores foi realizada nos Centros de Treinamentos do Sistema FAEP/SENAR-PR em Ibiporã e Assis Chateaubriand. “A educação para o trânsito será trabalhada dentro de preceitos do ESG [meio ambiente, social e governança], por conta da questão da cidadania, do lado social”, reforça Igerski.

Ao longo dos programas, os principais assuntos a serem trabalhados com os alunos são sinalização de trânsito, legislação específica, direção defensiva, primeiros socorros, meio

ambiente e cidadania. “Quando esses jovens chegarem à autoescola, já estarão sabendo de informações que vão precisar para tirar suas habilitações”, lista o técnico.

JAA e AAJ

O Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) tem seis formações disponíveis para adolescentes e jovens maiores de 14 anos. Os assuntos disponíveis para esse curso são: bovinocultura de leite, fruticultura, mecanização agrícola, olerícolas, piscicultura e gestão.

Já o Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ) é voltado a jovens entre 14 e 24 anos, em acordo com a Lei 10097/00, conhecida como Lei da Aprendizagem. A principal missão do programa é preparar as novas gerações do campo para o mercado de trabalho. Para cumprir isso, o programa leva seus participantes para dentro do ambiente corporativo, proporcionando o desenvolvimento, na prática, de competências profissionais.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

MON oferece oficina de bordado em dezembro inspirada na exposição “Através”

A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…

18 horas ago

Clube de leitura da socioeducação do Paraná ganha prêmio nacional de direitos humanos

Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…

18 horas ago

Parceria do Paraná com a Shopee tem 30 novos produtores capacitados

As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…

18 horas ago

Com recursos estaduais, 16 famílias de Irati conquistam a casa própria

Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…

18 horas ago

Paraná inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório 48 horas após receber doses

Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…

18 horas ago

Estado adquiriu 5 mil toneladas de alimentos orgânicos para a merenda escolar em 2025

Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…

18 horas ago