A Eletrobras e a TIM Brasil acabam de firmar uma parceria comercial para criar uma ampla plataforma de negócios. As diversas frentes incluem estímulo ao uso de energia renovável, transformação digital de ativos de energia por meio do 5G e até soluções de Internet das Coisas (IoT), como smart metering, reforçando o posicionamento de inovação das duas empresas. A primeira iniciativa deve ser a venda de energia elétrica no mercado livre à base de clientes da operadora. Inicialmente voltado para o segmento B2B, o projeto trará economia e uma gestão ainda mais sustentável para esses usuários.
O acordo é mais um passo na estratégia da TIM de se unir a grandes marcas para lançar ofertas disruptivas no mercado. Com a maior rede móvel do país e a maior cobertura 5G, a operadora disponibiliza também para a Eletrobras seu amplo canal de distribuição e diferentes soluções de atendimento ao cliente. Já a companhia elétrica entra com sua expertise no setor, sendo a maior empresa de geração e transmissão da América Latina, com robustez no fornecimento de energia renovável em todo o país.
A partir dessas sinergias, as empresas deverão se posicionar de forma estratégica no mercado livre de energia elétrica, facilitando o acesso a um maior números de consumidores: “a parceria com a TIM está sintonizada com o objetivo da Eletrobras de se tornar uma empresa completamente voltada para o cliente, protagonista na comercialização de energia no mercado livre, que vai oferecer um ecossistema de comercialização com soluções completas e descarbonizadas para esse mercado”, afirma o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro.
Para a TIM, o acordo vem reforçar seu sólido compromisso com a agenda ESG e com a inovação, destacando a atuação da companhia no uso e incentivo de energia renovável. “Operamos com 100% de energia renovável desde 2021, com certificado de origem, e estamos na vanguarda da geração distribuída no setor de telecomunicações. Além de apoiar a transformação digital da Eletrobras, essa parceria estratégica reforça nosso compromisso com práticas sustentáveis e tem o potencial de democratizar o acesso ao mercado livre de energia para nossos clientes, contribuindo diretamente para impulsionar o uso de fontes renováveis no Brasil”, afirma Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.
A assinatura do MOU ocorre no momento da abertura do mercado livre de energia para todos os consumidores de alta tensão. Só em 2024, cerca de 150 mil novas unidades consumidoras estão aptas a fazerem a migração para o mercado livre e até 2030 serão mais de 80 milhões de unidades consumidoras.
O memorando assinado entre as duas empresas abre caminho para outros projetos que vão além da venda de energia elétrica, como a exploração de soluções tecnológicas no âmbito de conectividade para os ativos de geração e transmissão de energia da Eletrobras, contribuindo para a adoção de processos operacionais cada vez mais digitais na companhia.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com respeito e coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel, 4G e 5G do Brasil, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, S&P/B3 Brasil ESG, IDIVERSA e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Figura no Sustainability Yearbook da S&P Global, que seleciona as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Lidera ainda, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index), índice voltado à Diversidade e Inclusão. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
Sobre a Eletrobras
A Eletrobras é a companhia de energia elétrica líder em geração e transmissão no Brasil, atuando também na comercialização de energia. Atualmente, conta com 100 usinas em operação, com 44,6 gigawatts (GW) de capacidade instalada, sendo responsáveis por 22% da capacidade nacional. A empresa também opera 73 mil quilômetros de linhas de transmissão, o que representa 37% do Sistema Interligado Nacional (SIN). Do total de energia gerada pela companhia, 97% são provenientes de fontes com baixo teor de emissão de gases do efeito estufa (hídrica, eólica e solar), contribuindo para que a matriz energética nacional seja uma das mais limpas do mundo.
Mais informações: Link
A Ambev realizará a 7º edição do De Portas Abertas, evento voltado para profissionais negros,…
Uma equipe de 3 médicos e 25 estudantes de medicina de Campo Mourão (PR) vão…
Elevar a Parceria Estratégica Global entre Brasil e China ao patamar de Comunidade de Futuro…
Novembro, 2024 – O Consórcio TEGRAM-Itaqui anuncia aprovação preliminar do Ministério de Portos e Aeroportos para…
As Óticas Diniz, maior rede de óticas com capital 100% nacional e mais de mil unidades…
A Bemsei, nova marca do mercado de saudabilidade, anuncia o lançamento de sua linha de…