Educação

Em 2024, Espro vai oferecer 37 mil vagas de aprendiz e estágio

São Paulo, janeiro de 2024 – O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica especializada na inclusão de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, prevê a geração de 37 mil novas oportunidades de emprego em 2024. Serão 2 mil vagas de estágio e 35 mil vagas de aprendiz direcionadas a jovens de 14 a 24 anos de idade em todas as regiões do Brasil.

“A aprendizagem e o estágio são as melhores portas de entrada para os jovens na vida profissional. Um estudo recente mostrou que oito em cada dez jovens seguem empregados um ano após terem finalizado o programa de aprendizagem do Espro, sendo 70% com carteira assinada e, desses, 21% efetivados na empresa em que foram aprendizes”, comenta Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro. “Além disso, constatamos que 60% dos jovens que foram aprendizes seguem estudando e trabalhando. O índice equivale ao de países como Suécia e Noruega, segundo dados da Pesquisa de Empregabilidade Espro em comparação com o estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”.

Também em 2024, o Espro projeta a capacitação de mais de 40 mil jovens para o mercado de trabalho, sendo no mínimo 35 mil por meio do Programa de Aprendizagem, para jovens entre 14 e 24 anos, e 5 mil por meio do projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), voltado a jovens de 14 a 22 anos de idade.

Completando 45 anos de atividades em 2024, o Espro já encaminhou, ao longo de sua trajetória, mais de 580 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego. Na jornada oferecida pela entidade, que se inicia pelo FMT, o jovem passa a conhecer o ambiente corporativo e a entender as habilidades e atitudes esperadas pelas empresas. Também é estimulado a desenvolver senso crítico a partir de imersões sobre temáticas culturais, sociais e de diversidade e inclusão, o que contribui para a sua formação como cidadão consciente e protagonista.

Em sua história, o Espro também já realizou mais de 1,2 milhão de atendimentos sociais. São encontros para apoio psicológico e pessoal, além de oficinas de orientação profissional nos programas de capacitação dos jovens, visitas domiciliares e oficinas de convivência. Para a comunidade, são oferecidas oficinas de geração de renda e empreendedorismo, entre outras.

Em 2024 devem ser promovidos 140 mil atendimentos em tais frentes, 20 mil a mais que em 2023. “São assistências que ajudam a entender a realidade de cada local de atuação e a ampliar as perspectivas de inclusão social e de desenvolvimento dos adolescentes e jovens, além de suas famílias e comunidades”, explica Alessandro Saade.

Informações sobre os programas de capacitação e vagas para jovem aprendiz e estágios podem ser obtidas no site da entidade.

##

Sobre o Espro
O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade cumpre cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.

O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em 45 anos de existência, a entidade encaminhou 580 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1.2 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.

As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.

O Espro tem 8 filiais e 55 núcleos regionais espalhados pelo Brasil, alcançando 1.067 municípios, capacitando anualmente mais de 40 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

3 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

3 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

3 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

3 horas ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

3 horas ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

3 horas ago