Foto: Neto Silva
A última semana de trabalhos do projeto contou com uma visita especial do multicampeão paralímpico, padrinho e idealizador da iniciativa, Daniel Dias. Na ocasião, Daniel esteve acompanhado de servidores do Tribunal Regional do Trabalho de Curitiba (PR), que acompanharam a rotina de treinos dos alunos e, de quebra, tiveram a oportunidade de nadar junto aos alunos em uma aula especial. Todos contaram com a orientação da equipe técnica do projeto, que acompanhou cada movimentação.
“Desde que iniciamos os trabalhos em Curitiba, sinto que esta oportunidade foi uma das experiências mais incríveis com o Instituto, sobretudo em poder levá-los a conhecer o trabalho feito e terem a experiência de nadar diretamente com eles, todos juntos. Nosso intuito é sempre divulgar o esporte como ferramenta de inclusão, em mostrar que na água somos iguais, mesmo em nossas diferenças. Queremos mostrar que existem inúmeras características, mas que nenhuma delas deve nos limitar, mas sim abrir espaço para mais aprendizado”, comenta Daniel Dias.
O Instituto Daniel Dias tem, por essência, o intuito de gerar oportunidades para incluir e valorizar os feitos alcançados pelos alunos e busca seguir em expansão. Para o segundo ano do projeto, já estão programadas as inclusões de mais duas sedes na capital paranaense, para que mais crianças e jovens com algum tipo de deficiência tenham a oportunidade de trabalharem corpo e mente por meio da prática da natação paralímpica como forma de aprendizado para gerar novas oportunidades de vida.
Sobre o Instituto Daniel Dias
O Instituto Daniel Dias foi fundado em 2014 pelo maior medalhista paralímpico brasileiro, com 27 medalhas em Paralimpíadas, sendo 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes. Daniel ainda tem no currículo outros 40 pódios em Mundiais, sendo campeão 31 deles, além de 33 ouros em Jogos Parapan-americanos.
O Projeto foi criado para atender pessoas que apresentem deficiência de forma permanente. A ideia é usar a natação como instrumento para aprimorar os aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais. Com isso, pretende auxiliar no desenvolvimento geral dos alunos.
O Nadando com Daniel Dias em Curitiba tem execução do Instituto Daniel Dias, com apoio da Prefeitura de Curitiba é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. O projeto conta com o patrocínio da Volvo.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…