fbpx
Geral

Em Colombo, Sebrae e Prefeitura trabalham o fortalecimento da cadeia produtiva da uva e do vinho colonial

Diagnóstico com produtores visa compreender características, técnicas de plantio e manejo, além de discutir desafios e oportunidades para os produtores

O Sebrae/PR e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Colombo iniciaram, em abril, um diagnóstico com produtores de uva e vinho colonial do município para debater a criação de uma marca local ou, até mesmo, buscar a Indicação Geográfica (IG) para esses produtos típicos do município.

O plantio de uvas, que foi introduzido na região pelos primeiros imigrantes italianos, tem uma importância significativa para a economia local. Atualmente, 28 produtores cultivam mais de 20 hectares de terra e produzem anualmente cerca de 360 toneladas de uvas. Ao todo, o município já conta com 8 vinícolas. As principais variedades plantadas incluem a Niágara Branca e Rosada, bem como a Bordô (Terci).

O consultor do Sebrae/PR, Vilson Poltronieri Junior, ressalta que a uva é um elemento histórico e cultural do Município. Está presente tanto no brasão quanto no hino. E, além disso, batiza a Festa da Uva, evento mais tradicional da cidade, que neste ano chega à 56ª edição.

“Dada a importância da cultura da uva para Colombo, iniciamos um trabalho sobre os desafios e oportunidades para ações em rede com os produtores de uva e vinho”, detalha Vilson.

A proposta é começar com um diagnóstico, visitando as propriedades que cultivam uva e/ou que produzem vinho no município. O objetivo é compreender melhor as características de produção, técnicas de plantio, manejo e os espaços que a cultura da uva ocupa na história das famílias de produtores.

Encontro

Para incentivar a criação de uma rede entre os produtores locais, um encontro com produtores de uva e vinho colonial do município para discutiu a importância da cultura na economia. Na ocasião, a engenheira agrônoma Francelize Chiarotti falou sobre a importância do bom manejo para o aumento da longevidade das videiras e para a qualidade dos vinhos.

O secretário de Agricultura e Abastecimento de Colombo, Jerônimo Strapasson, afirma que o encontro com os produtores de uva e vinho marcou o início da agenda de trabalho em parceria com o Sebrae/PR, com o objetivo de levantar informações básicas, necessidades e potenciais de cada produtor.

Produtores de uva e vinho de Colombo que participaram de encontro sobre a importância da cultura na economia (Foto: Divulgação)

“As ações propostas são compatíveis com a agenda de trabalho da Secretaria, que no ano anterior subsidiou mais de 4 mil mudas de parreiras, contribuindo para o resgate da vitivinicultura na região. A iniciativa tem como foco a geração de renda com sustentabilidade e o fortalecimento da região”, diz o secretário.

Isteis Soares, que possui uma propriedade rural em Colombo, participou do encontro com o objetivo de retomar o cultivo de videiras e a produção de vinho.

“Nós já produzimos vinho antes. Mas, observamos o quanto ainda precisamos de conhecimento na área, até para que não se perca tempo e dinheiro. Neste sentido, o curso foi rápido e objetivo, onde pudemos tirar as dúvidas fundamentais de quem pretende começar ou melhorar o cultivo de uva, principalmente, aquelas voltadas para a produção de vinho”, avaliou.

Economia

Em janeiro deste ano, após dois anos sem realizar a Festa da Uva, o município de Colombo retomou o já tradicional evento, conhecido por suas exposições de uvas, vinícolas, gastronomia típica e atrações musicais, além de contar com a participação de imigrantes italianos e seus descendentes.

Também importante para a economia local, Colombo investe no enoturismo, através do Circuito Italiano de Turismo Rural, que atrai, anualmente, muitos visitantes ao município. A Rota do Vinho é uma das atrações, que inclui visitas a vinícolas e lojas que vendem vinho, sucos, geleias, salames e queijos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo