Em decisão inédita, startup brasileira imprime mais uma derrota à Uber em processo judicial
Multinacional americana pedia suspensão das funcionalidades ‘Cálculo de Ganhos’ e ‘Recusa Automática’, que auxiliam motoristas com informações sobre as corridas
Nesta quarta-feira (27), a 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu decisão favorável à StopClub em processo movido pela Uber. Os desembargadores Azuma Nishi, Fortes Barbosa e Alexandre Lazzarini votaram por unanimidade pela derrubada da liminar da Uber que visava tirar do ar as funcionalidades ‘Cálculo de Ganhos’ e ‘Recusa Automática’ do app brasileiro.
Em julho do ano passado, a multinacional americana ajuizou ação contra a StopClub, requerendo a retirada das duas ferramentas sob alegação de ‘supostos prejuízos e violações de privacidade de dados’, além de ‘concorrência desleal’ por parte da empresa.
Criada em 2017, a StopClub é uma fintech social focada em apoiar trabalhadores de aplicativo por meio de ferramentas colaborativas que os ajudam em seus desafios diários. A startup tem como missão criar uma comunidade unida e cada vez maior, com suas soluções de segurança e financeiras personalizadas para cada trabalhador. Atualmente, a startup brasileira é a maior comunidade de trabalhadores de aplicativo do país com mais de 700 mil downloads.
“Nosso objetivo sempre foi ajudar os trabalhadores a conquistarem mais qualidade de vida, segurança e rentabilidade por meio de soluções tecnológicas. Essa decisão garante que motoristas e entregadores continuem a ter mais transparência em sua rotina de trabalho. Queremos expandir nossa comunidade e assim facilitar a rotina de um número cada vez maior de usuários.”, finaliza Luiz Gustavo Neves, co-CEO da StopClub.