O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu por unanimidade, nesta sexta-feira (27/09), confirmar a candidatura de Paulo Mac Donald (PP) à Prefeitura de Foz do Iguaçu.
O pedido de registro já havia sido deferido pela Justiça Eleitoral do município em 11 de setembro e, agora, os recursos apresentados por adversários políticos foram totalmente negados.
O voto do Desembargador Relator Luiz Osório Moraes Panza, que rejeitou os pedidos de impugnação da candidatura de Mac Donald, foi acompanhado por todos os demais julgadores do TRE-PR.
Na leitura do voto, o relator reforçou que os argumentos apresentados são “insuficientes para ensejar a inelegibilidade”. “Afastada as hipóteses de inelegibilidade, estão presentes as condições de elegibilidade e registrabilidade”, concluiu ele.
O desembargador também citou que a questão levada ao TRE-PR está pacificada em jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já consolidou o entendimento de que alegações como as apresentadas pelos adversários de Mac Donald não têm sustentação legal. O Ministério Público Eleitoral (MPE), em despacho na quinta-feira, também já havia manifestado que não há razões legais para afastar da disputa o candidato da Coligação Viva Foz do Iguaçu – 11.
“É mais uma decisão da Justiça que reforça aquilo que estamos mostrando desde o início da campanha. Nossa candidatura é legal. Os adversários apelam para a mentira e a desinformação, me atacam no horário eleitoral e enganam o eleitor porque não tem nada a apresentar”, afirmou Mac Donald. “Não cheguei ontem na nossa cidade. Tenho uma história de 50 anos em Foz do Iguaçu e nenhum forasteiro, nenhum oportunista político, vai tirar a minha vontade de fazer mais pelos iguaçuenses que me conhecem”.
Campanha propositiva – Mac Donald acrescentou que seguirá levando suas propostas aos eleitores na rua e na propaganda eleitoral, mesmo que tenha um tempo muito menor de rádio e televisão. “Da nossa parte, usaremos o horário para apresentar propostas e enfrentaremos os ataques com a verdade. Manteremos uma campanha limpa e propositiva, sempre respeitando o eleitor. Na nossa campanha, o marketing nunca vai esconder o candidato”, observou.