Foto: Fabrício Santos A deputada federal Gleisi Hoffmann enfatizou a importância desse encontro para unir forças e compartilhar experiências. “É importante nos reunirmos e sabermos que estamos na mesma trincheira, nas mesmas lutas e enfrentando as mesmas dificuldades”, destacou Gleisi. Ela ressaltou o aumento significativo da participação feminina no PT. "Conseguimos ampliar o número de mulheres eleitas no PT em todo o Brasil em quase 40%. Tivemos 36% de candidatas mulheres e ocupamos 25% das cadeiras para mulheres. Em 2020, eram 20%. Avançamos, mas ainda são números que mostram o desafio de competir na política." Gleisi também trouxe dados importantes sobre a representatividade racial nas eleições. "Entre as mulheres eleitas do PT, 54% são negras. Fiquei muito feliz com esse dado", comemorou. Apesar dos avanços, a deputada destacou que a política ainda é um ambiente desafiador para as mulheres, com estruturas e códigos predominantemente masculinos. “As mulheres estão presentes nas lutas sociais, na saúde, na educação, na assistência social, mas ainda não conseguimos ter uma presença forte no processo decisório. É por isso que precisamos estar firmes e determinadas em transformar a forma como a política é feita." Ela ainda comentou sobre as declarações da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, que sugeriu papéis hierarquizados entre homens e mulheres. “Estamos aqui para construir uma sociedade justa e igualitária, onde o homem não toma a frente e a mulher fica relegada ao social. Eu não entrei na política para isso. Não podemos ter medo de enfrentar esse discurso”, pontuou. Nas eleições de 2024, o PT conseguiu eleger 876 mulheres entre prefeitas, vereadoras e vices em todo o país. A partir do ano que vem, 43 prefeituras serão lideradas por mulheres do PT e cerca de 60 companheiras atuarão como vice-prefeita. “Seguimos juntas na luta para que as mulheres cada vez mais sejam protagonistas na construção de uma política inclusiva e transformadora”, finalizou Gleisi. Da Assessoria Fotos: Fabrício Santos
Em um encontro realizado em Curitiba nesta sexta-feira (08), vereadoras eleitas de diversas regiões participaram da abertura de um curso de formação promovido pela Fundação Perseu Abramo. Além de ser um momento de capacitação, o evento proporcionou uma troca de ideias sobre os próximos desafios do Partido dos Trabalhadores (PT).
A deputada federal Gleisi Hoffmann enfatizou a importância desse encontro para unir forças e compartilhar experiências. “É importante nos reunirmos e sabermos que estamos na mesma trincheira, nas mesmas lutas e enfrentando as mesmas dificuldades”, destacou Gleisi. Ela ressaltou o aumento significativo da participação feminina no PT. “Conseguimos ampliar o número de mulheres eleitas no PT em todo o Brasil em quase 40%. Tivemos 36% de candidatas mulheres e ocupamos 25% das cadeiras para mulheres. Em 2020, eram 20%. Avançamos, mas ainda são números que mostram o desafio de competir na política.”
Gleisi também trouxe dados importantes sobre a representatividade racial nas eleições. “Entre as mulheres eleitas do PT, 54% são negras. Fiquei muito feliz com esse dado”, comemorou.
Apesar dos avanços, a deputada destacou que a política ainda é um ambiente desafiador para as mulheres, com estruturas e códigos predominantemente masculinos. “As mulheres estão presentes nas lutas sociais, na saúde, na educação, na assistência social, mas ainda não conseguimos ter uma presença forte no processo decisório. É por isso que precisamos estar firmes e determinadas em transformar a forma como a política é feita.”
Ela ainda comentou sobre as declarações da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, que sugeriu papéis hierarquizados entre homens e mulheres. “Estamos aqui para construir uma sociedade justa e igualitária, onde o homem não toma a frente e a mulher fica relegada ao social. Eu não entrei na política para isso. Não podemos ter medo de enfrentar esse discurso”, pontuou.
Nas eleições de 2024, o PT conseguiu eleger 876 mulheres entre prefeitas, vereadoras e vices em todo o país. A partir do ano que vem, 43 prefeituras serão lideradas por mulheres do PT e cerca de 60 companheiras atuarão como vice-prefeita. “Seguimos juntas na luta para que as mulheres cada vez mais sejam protagonistas na construção de uma política inclusiva e transformadora”, finalizou Gleisi.
Da Assessoria
Fotos: Fabrício Santos
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…