Após o Outubro Rosa, mês dedicado aos cuidados e prevenção da saúde da mulher, Curitiba entrou nesta terça-feira (1/11) no Novembro Azul, para alertar sobre cuidados referentes à saúde do homem. Entre outras atividades, dez pontos da cidade serão iluminados de azul durante todo o mês: Estufa do Jardim Botânico; Casa da Praça do Japão; a Torre de Cronometragem do Parque Náutico; Portal de Santa Felicidade da Manoel Ribas; o Museu Municipal de Arte (MuMA); o monumento Chafariz da Praça 29 de Março; o Obelisco da Praça 19 de Dezembro; e as Ruas da Cidadania Pinheirinho, Portão e Boqueirão.
As atividades integram o Curitiba Viva Bem, política pública de promoção da qualidade de vida na cidade. De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, o movimento do Novembro Azul começou como alerta em relação à prevenção do câncer de próstata, mas atualmente chama atenção para o cuidado integral da saúde do homem.
Neste sentido, a secretaria oferta permanentemente nas unidades básicas de saúde atividades que focam a melhoria da qualidade de vida da população, com programas de atividades físicas, alimentação balanceada e orientações para mudanças de hábitos, como fumo e abuso do álcool.
“Quando falamos em cuidado integral da saúde do homem, conseguimos trabalhar a prevenção dos fatores de risco das condições crônicas, como diabetes e hipertensão, além da prevenção ao tabaco e uso abusivo de álcool nas unidades de saúde”, diz a secretária.
De acordo com o diretor de Atenção Primária, Cléverson Fragoso, em relação ao câncer de próstata, a orientação é que os homens fiquem atentos a sintomas como: dificuldade de urinar, diminuição do janto de urina, sangue na urina ou quando se passa a urinar mais vezes do que o normal. “Em qualquer uma dessas situações, a indicação é procurar um profissional de saúde. No caso do SUS, a porta de entrada é a unidade de saúde”, explica.
Além disso, entre os cuidados gerais para uma vida saudável, a SMS recomenda: controle do peso, priorização do sono de qualidade e diminuição do nível de estresse.
Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.
***Em qualquer um desses casos, procure um profissional de saúde. Esses sintomas podem estar relacionados à próstata.
Em dezembro, os passageiros do Trem Caiçara, que realiza passeios entre as históricas cidades de…
Os professores do Colégio Donaduzzi, localizado no Parque Tecnológico do Oeste do Paraná — Biopark,…
Em um país com déficit habitacional superior a 6,5 milhões de moradias, conhecer as cidades…
Com investimento recorde, de R$ 2,4 bilhões, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, iniciou…
Dica para os pais que procuram diversão para os pequenos neste fim de ano. O…
Seguindo para sua terceira edição, a maior festa de Ano Novo em Curitiba, a Virada Paradisíaca, promete…