Porto Itapoá - divulgação
O relatório técnico da Coordenação de Pesquisas e Desenvolvimento da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), divulgado essa semana, destacou o desempenho excepcional do Porto Itapoá em sua atuação sustentável. O documento da ATP tem como base o Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) 2023, realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), cujos resultados reafirmam o compromisso ambiental dos Terminais de Uso Privado (TUPs) no Brasil.
Tendo a sustentabilidade como um dos três pilares de atuação do Porto Itapoá, a notável pontuação de 98,33 no IDA da Antaq demostra um esforço contínuo do Terminal em aprimorar as práticas ambientais. “Nossa atuação socioambiental faz parte da estratégia do Terminal desde o início de nossas operações e os resultados apontados no relatório da ATP vão ao encontro do que entendemos ser o modelo de desenvolvimento do setor portuário no País”, afirma o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr.
Também tendo como base o IDA da Antaq, o Porto Itapoá já havia sido reconhecido com o Prêmio Via Viva do Ministério da Infraestrutura como o mais sustentável do país na categoria portos privados. Referência no setor, o IDA é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais vigentes no país e boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações.
Com média de 84,5 pontos, os TUPs de contêineres registraram um crescimento de 1,1% em relação ao ano anterior, reafirmando sua eficiência ambiental. Na divulgação do relatório, a ATP A média geral dos TUPs no IDA foi de 57,04 pontos, enquanto os terminais associados à Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) apresentaram uma média de 68,7 pontos, 20,4% superior à média geral. “Os resultados do IDA 2023 evidenciam a relevância da agenda ambiental para os terminais privados. O desempenho dos TUPs vocacionados para contêineres e minério serve como exemplo de que é possível alinhar eficiência operacional e sustentabilidade, indicando um caminho promissor para o futuro”, afirma Gabriela Costa, diretora executiva da ATP.
Instituído por meio da Resolução Antaq nº 2.650/2012, o IDA é um instrumento de acompanhamento e controle de gestão ambiental em instalações portuárias. Segundo a agência reguladora, o índice permite quantificar e simplificar informações de forma a facilitar o entendimento do público e de tomadores de decisão acerca das questões ambientais portuárias.
ATP – Fundada em outubro de 2013, a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) representa os interesses e atua em defesa do segmento portuário privado e na modernização dos portos brasileiros. Atualmente, a associação reúne 35 empresas de grande porte e congrega 69 Terminais Privados do país. Juntas, as associadas movimentam 60% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos. Mais detalhes no portal: www.portosprivados.org.br
Porto Itapoá – Iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…