A carne suína e a de peru, que têm espaço garantido na mesa do brasileiro durante o período de festas de Natal e de ano novo, também vêm ganhando espaço ao redor do mundo. Indicativo disso está no aumento do volume exportado desses produtos na TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá.
Entre janeiro e novembro de 2024, os embarques de carne suína na TCP tiveram um desempenho 23% superior ao registrado no mesmo período de 2023, atingindo a marca de 193 mil toneladas, volume transportado em 14.034 TEUs (medida de um contêiner de 20 pés). Já a carne de peru teve um aumento de 63% no Terminal, com 4,6 mil toneladas exportadas em 348 TEUs.
O gerente comercial, de logística e atendimento da TCP, Giovanni Guidolim, explica que “o aumento da pressão inflacionária sobre os preços da carne bovina fez com que a carne suína conquistasse mais espaço tanto na mesa dos brasileiros quanto no mercado internacional. Neste cenário, o Paraná ganha destaque graças à sua logística otimizada de exportação por Paranaguá, e aos mais recentes investimentos bilionários em novas unidades produtivas no estado, incluindo a construção da maior planta de processamento de suínos da América Latina.
Segundo o mais recente boletim do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), o período entre julho e setembro de 2024 foi o segundo melhor da série histórica, registrada desde 1997, para a produção de carne suína no estado: o volume foi de 300 mil toneladas, apenas três mil toneladas a menos do que o número registrado no mesmo período de 2023.
Contudo, o destaque foi para o desempenho das exportações de carne suína com origem no Paraná. Somando transporte rodoviário e marítimo, o estado exportou 53 mil toneladas, sendo este o melhor resultado trimestral na série histórica.
Já a TCP teve uma performance maior nas exportações de carne suína, que somaram 64,5 mil toneladas no período entre julho e agosto. O desempenho foi impulsionado principalmente por embarques com origem no Paraná, que representaram mais de 50% deste volume. Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso completaram a lista dos cinco estados que mais exportaram pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá no terceiro trimestre.
“A TCP é referência nacional como o principal corredor para exportação de carnes congeladas do país, pois contamos com o maior pátio para armazenamento de contêineres refrigerados da América do Sul, que possui 5.268 tomadas. Isso se traduz em maior confiabilidade e flexibilidade operacional, fatores que trazem maior eficiência para receber volumes tanto produzidos no Paraná quanto para volumes produzidos em outros estados e nos países vizinhos”, comenta Guidolim.
Entre os principais destinos da carne suína exportada pelo país ao longo do ano estão Filipinas, China, Chile, Japão e Hong Kong.
Durante as férias de janeiro, as crianças encontrarão uma programação especial na Casa Museu Eva Klabin, localizada…
Mais de 78 milhões de consumidores(as) brasileiros(as) de energia elétrica serão beneficiados(as) pela Itaipu Binacional…
São Paulo, dezembro de 2024 – Francisco Lima é o maratonista mais velho em atividade no…
O varejo alimentar brasileiro caminha para encerrar o ano de 2024 com um crescimento nominal…
A trilha musical da queima de fogos do Rio Réveillon 2025, evento realizado pela Prefeitura do…
Desta quinta-feira (26) a 5 de janeiro, o Turismo de Itaipu, operado pelo Itaipu Parquetec,…