Embraer apresenta em SP primeiro avião elétrico
A Embraer vai expor pela primeira vez o protótipo do avião elétrico, utilizado como plataforma de testes de novas tecnologias de propulsão aeronáutica.
A exibição pública acontecerá entre os dias 10 e 11 de outubro na 30ª edição do Congresso e Mostra Internacionais de Mobilidade SAE BRASIL, no centro de eventos PRO MAGNO, em São Paulo.
Com a temática “Movidos pela Inovação: Somos a próxima geração da mobilidade”, o Congresso SAE BRASIL deste ano também se inspira nas notáveis invenções de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação.
O evento contará com a presença de autoridades, líderes da indústria, acadêmicos, além de especialistas nas mais diversas áreas de conhecimento ligados às temáticas que envolvam mobilidade.
“O Congresso SAE BRASIL é uma grande oportunidade para compartilhar inovações e tendências com profissionais e estudantes de engenharia conectados com a nova era da mobilidade sustentável”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer, e Presidente desta edição do Congresso.
“A exposição do avião de testes 100% elétrico, entre outras tecnologias que serão apresentadas na mostra internacional, ilustra a capacidade tecnológica do Brasil de liderar a corrida global de transição energética por meio da inovação e pesquisa aplicada.”
O avião demonstrador é utilizado pela área de engenharia da Embraer para acelerar conhecimento das tecnologias necessárias para o aumento da eficiência energética e redução das emissões de carbono.
Desde 2020, quando realizou seu voo inaugural, a aeronave realiza testes para pesquisas pré-competitivas de integração de inovadores sistemas propulsivos.
O projeto de inovação aberta contou com a colaboração da WEG e EDP.
Durante o evento, a Embraer também vai promover ações interativas com os visitantes, que poderão voar o simulador do jato comercial de nova geração E2 e ter a imersão em realidade virtual no eVTOL, veículo elétrico de decolagem e pouso vertical para mobilidade aérea urbana, da Eve.
Os eVTOLs (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso de decolagem virtual”) podem contribuir com um futuro sem emissões de carbono em todo o setor de aviação. A partir deles, pode ser mais fácil desenvolver aviões movidos a energia elétrica ou a hidrogênio, por exemplo.
A Eve espera que, depois da certificação da aeronave, a operação comercial do serviço seja feita por parceiros a partir de 2027.
No início, viagens de cerca de 15 minutos deverão custar entre US$ 50 e US$ 100 (R$ 250 a R$ 500, na cotação de 4 de maio), mas a ideia da empresa é reduzir os valores.
“Nosso parâmetro de comparação é quanto você gastaria para fazer o mesmo trajeto de táxi, só que ficando preso duas ou três horas no engarrafamento. Queremos que seja possível usar esse mesmo dinheiro para fazer um voo de 10 ou 15 minutos”, disse Daniel.