Durante o encontro mensal de empreendedoras, em Colombo, município da Região Metropolitana de Curitiba, nesta segunda-feira (25), o Sebrae/PR promoveu uma palestra sobre liderança. A iniciativa das mulheres tem como foco fortalecer o comércio local, promover o crescimento dos negócios, gerar networking e apoiar o empreendedorismo feminino. Cerca de 130 mulheres participaram deste encontro.
“O grupo promove o comércio local, incentivando que os empreendimentos de Colombo sejam reconhecidos e se desenvolvam, e que os moradores comprem dentro do próprio município. Isso inclui a utilização dos serviços, produtos e infraestrutura disponíveis. Com o crescimento desses empreendimentos, temos desenvolvimento do município como um todo”, reforçou a consultora do Sebrae/PR, Elaine Vidal.
A empresária Maria Cristina Cavassin, compartilhou sua história de sucesso. Maria Cristina, uma das fundadoras do movimento, venceu o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em nível nacional, na categoria “Microempreendedora Individual – MEI”, em 2022.
Maria Cristina destacou a importância de acreditar no próprio potencial para sustentar a família e ganhar visibilidade nos negócios. Ela também mencionou que, como proprietária de um salão de beleza, promove uma cultura de coworking em seu negócio, onde compartilha todo seu conhecimento com as colaboradoras.
“Foi surpreendente tornar-me uma referência e fonte de inspiração para outras mulheres. Acreditar no próprio potencial é essencial para sustentar a família e isso pode também aumentar a visibilidade do seu negócio. Sou proprietária de um salão de beleza operando em um modelo semelhante ao coworking, onde profissionais prestam serviços em meu espaço. Eles funcionam como uma empresa dentro de outra empresa, garantindo seu sustento. Tudo o que sei, compartilho”, disse a empresária.
Liderança
Formada em Administração de Empresas e especialista em Planejamento Empresarial, a palestrante da noite, Indakeia Marisol Lima, debateu com as empresárias de Colombo as habilidades de liderança necessárias para alavancar os negócios e inspirar outras mulheres a empreender. Indakeia também trouxe o conceito do “jogo infinito” na liderança, contrastando com modelos anteriores que enfocavam uma dinâmica de vencedores e perdedores.
A palestrante também mencionou a importância da inspiração entre mulheres e enfatizou a importância da colaboração e apoio mútuo, assim como a responsabilidade social e ambiental. Para Indakeia, dentro do conceito de liderança, as mulheres têm habilidades únicas e se diferenciam dos empreendedores homens, incluindo habilidades como trabalhar melhor em equipe e ter uma abordagem mais humana na hora de liderar as equipes.
“Atualmente, neste período pós pandemia, as pessoas, os clientes, querem ser tratados como únicos. E aí, se eu não entender que, de repente, a pessoa não está bem, porque o filho dela está doente ou alguma coisa e a gente não ter essa empatia, como é que eu quero que essa pessoa se engaje no meu negócio? Então, essa questão de você tratar cada um como um, a mulher aprende pelos filhos, certo? Cada filho é diferente, a gente tem que se comunicar diferente. Por uma mesma regra, entre aspas, a gente tem que usar palavras diferentes e a mulher tem isso e ela traz isso. Ela tem um ganho na comunicação e em trabalhar em rede”, discorreu a palestrante.
Em dezembro, os passageiros do Trem Caiçara, que realiza passeios entre as históricas cidades de…
Os professores do Colégio Donaduzzi, localizado no Parque Tecnológico do Oeste do Paraná — Biopark,…
Em um país com déficit habitacional superior a 6,5 milhões de moradias, conhecer as cidades…
Com investimento recorde, de R$ 2,4 bilhões, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, iniciou…
Dica para os pais que procuram diversão para os pequenos neste fim de ano. O…
Seguindo para sua terceira edição, a maior festa de Ano Novo em Curitiba, a Virada Paradisíaca, promete…