Cultura

Empreendedorismo feminino: como manter uma clínica de estética estruturada?

*Por Bel Guerra

Uma pesquisa realizada pelo Euromonitor International identificou o Brasil como o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, estando o país atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão.

A estética oferece diversas possibilidades de atuação e, apesar de ser um mercado promissor, é importante ficar atento em algumas ferramentas para manter a estrutura do empreendimento e encontrar a autenticidade da sua marca.

No livro “Do preto e branco ao colorido”, publicado pela Editora Novo Século,  apresento estratégias para construir uma empresa autêntica na área da harmonização facial e destaco alguns pontos fundamentais que precisam ser atingidos e as ferramentas que merecem atenção dos empreendedores, entre elas:

  • Desenvolver uma gestão estratégica e financeira eficaz para a empresa;
  • Fornecer treinamento para a equipe e garantir o padrão de qualidade nos atendimentos;
  • Focar no marketing de diferenciação.

Além dessas ferramentas, acompanhar o potencial de crescimento e a presença digital é necessário. Com acompanhamento de mercado, é possível reconhecer os próximos passos e ter uma ideia de como o seu negócio pode atingir o sucesso.

Os clientes querem consumir tratamentos estéticos, e por isso querem um conteúdo especializado da sua empresa, afinal, o mercado apresenta novidades constantes. Ninguém quer perder tempo com procedimentos que não vão resolver as necessidades, por isso, ter uma presença constante nas redes sociais com conteúdos autênticos é imprescindível.

Todas as operações de uma empresa envolvem pessoas, por isso, baseio o empreendedorismo em uma frase de Simon Sinek que diz: “100% dos clientes são pessoas, 100% dos funcionários são pessoas, se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.

Uma boa empresa precisa de uma boa gestão, com serviços que realmente atinjam as necessidades dos clientes. Além disso, é imprescindível valorizar o ser humano e todas as suas particularidades.

Em 2023, as áreas de moda, beleza e estética concentram cerca de 70% das empreendedoras brasileiras, de acordo com a Rede Mulher Empreendedora. A área vem crescendo e os procedimentos estéticos estão se tornando muito mais frequentes, então é preciso pensar no motivo pelo qual os pacientes devem escolher os seus serviços. Para mim, o mais importante para fidelizar clientes é o bom relacionamento, e, em seguida, a capacidade técnica.

Quando pensamos na área de estética, é essencial adotar uma mentalidade aberta à inovação e ao risco, além de estar preparado e confiante no seu modelo de atendimento para o longo prazo, já que os processos sempre estão sendo renovados com o tempo.

*Bel Guerra é biomédica esteta e especialista em harmonização facial, compartilha a rotina com 76 mil seguidores no Instagram, possui duas clínicas, sendo uma delas em São Paulo, uma escola com mais de 20 cursos e mentoria para mulheres, além de realizar o congresso BGExperience, que reúne cerca de 2,5 mil pessoas por edição.

 

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Guto Silva participa da inauguração de novo posto do Corredor Sustentável do Paraná em Campina Grande do Sul

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta quinta-feira (4) da inauguração do GNV…

12 horas ago

Após pressão do Sistema FAEP, governo federal suspende lista de espécies invasoras

O processo de inclusão da tilápia e outras culturas na lista de espécies exóticas invasoras…

12 horas ago

NH Collection Curitiba inaugura Árvore de Natal artística com obra conceitual

O NH Collection Curitiba apresenta, neste fim de ano, uma proposta inédita de decoração natalina:…

12 horas ago

SindArroz-SC não vê compromisso do Ministério da Agricultura com soluções para a crise do arroz

O Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) participou nesta quarta-feira, 03, de…

12 horas ago

Paraná inicia a distribuição da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório para o Interior

Os imunizantes, que foram incorporados ao calendário de vacinação do SUS neste ano, chegaram ao…

21 horas ago

Fundação Araucária e Renault divulgam programa de bolsas para a indústria automotiva

O programa oferece até vinte e uma bolsas de doutorado, mestrado e graduação, com foco…

21 horas ago