Empreendedorismo

Empreendimentos de alto e médio padrão registram aumento de vendas em 2023

O segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) tem se destacado quando o assunto é mercado imobiliário. De acordo com o indicador ABRAINC-FIPE – do qual participaram 20 empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o segmento demonstrou força nas vendas com aumento de 22,8% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022.

Em Curitiba, a Construtora Equilíbrio tem sentido esse impacto positivo. O Sangiovese, lançamento da empresa em julho, teve 20% das unidades comercializadas mesmo antes do apartamento decorado ficar pronto na central de vendas. Após dois meses de comercialização os apartamentos, ainda na planta, já estão 40% vendidos. “É um segmento que traz muitos atributos agregados aos imóveis. No caso do Sangiovese, por exemplo, além de todo o investimento feito para seguir o alto padrão do empreendimento, ele está localizado em uma área totalmente estratégica e que é desejo de inúmeras famílias. Terrenos assim são escassos, por isso são valorizados e os lançamentos imobiliários se destacam”, explica a gerente de incorporação da Construtora Equilíbrio, Anna Paula Araujo.

Localizado no Alto da Glória, o empreendimento está ao lado do bairro avaliado com os valores de aluguéis mais altos de Curitiba, o Centro Cívico. Segundo pesquisa do Quinto Andar e do Imovelweb, divulgada em agosto de 2023, a região se destaca levando em conta o valor do metro quadrado que é de R$ 55,40/m². “A infraestrutura do bairro é decisiva para essa valorização. O dado corrobora que não só a compra para uso pessoal vale a pena, como também para investimento. O Alto da Glória está ao lado do Centro Cívico, é possível fazer tudo a pé, mas não perde a característica de uma região tranquila, arborizada, cheia de charme e com inúmeras atrações de lazer. Essas são as prioridades atuais do perfil de compradores de médio e alto padrão e que foram mapeadas por nós”, diz Anna Paula Araujo.

Ainda de acordo com a gerente de incorporação, a compra por imóveis na planta de médio e alto padrão tem o custo-benefício em segundo plano. “É um público que considera investir nas melhores unidades e quer escolher de forma estratégica a melhor posição do apartamento”, complementa.

Em Curitiba, o aumento das vendas de apartamentos novos em 2022 foi de 15%, revelou a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), em parceria com a consultoria Brain Inteligência Estratégica. A capital paranaense se destaca em rankings de tecnologia, inovação e infraestrutura e por isso segue nos holofotes quando o assunto é moradia e qualidade de vida, como é o caso do The Roundup, que lista as 21 cidades mais ecológicas do mundo. Atualmente 330 mil árvores fazem parte da paisagem das ruas, calçadas e calçadões do município.

Os imóveis novos comercializados no país também registraram alta de 9,8% no primeiro semestre deste ano e a valorização média atingiu 17,43% – dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

Sustentabilidade humana: Primeiro empreendimento de Curitiba com o selo “Ser e Morar” de Augusto Cury

O Sangiovese Residencial é o primeiro empreendimento de Curitiba a receber o selo “Ser e Morar”, certificado pelo programa “Mentes Saudáveis, Lares Felizes”, de autoria do psiquiatra, professor e escritor brasileiro, Augusto Cury, e curadoria do futurologista do morar e autor mais lido do mercado imobiliário, Marcus Araujo.

A exclusividade da Construtora Equilíbrio resgata o lar como refúgio com o objetivo de incentivar os clientes e futuros moradores a exercitarem o conceito de sustentabilidade humana. Por isso, além de comprar um imóvel, a marca coloca à disposição o Programa Gestão das Emoções, com videoaulas de Cury sobre reflexões, comportamentos e ações que ajudam a desenvolver habilidades para diminuir problemas e encontrar soluções no contexto pessoal.

“Muito se fala em sustentabilidade com o meio que nos cerca, mas para isso, primeiro, precisamos compreender e lidar com a nossa que é a sustentabilidade humana, entendendo que o bem-estar de cada geração está além da condição financeira. Mente e espaço físico se complementam.”, finaliza Anna Paula Araujo.

Sobre a Equilíbrio

Com 50 anos de história a Equilíbrio se dedica a fazer um mundo melhor a cada obra. Já são mais de 300 mil m² de área construída e mais de 2.300 unidades e 30 edifícios residenciais entregues aos clientes. Entre as mais sólidas e conceituadas marcas paranaenses no mercado da construção civil, a empresa se fundamenta no respeito as pessoas, aos colaboradores e ao meio ambiente, e na qualidade e diferenciais construtivos em cada empreendimento. Conheça mais em: https://www.equilibrio.eng.br

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Encontro do Podemos consolida sigla como terceira maior força política do Paraná

O Podemos realizou, hoje (09/12), em Curitiba, um grande encontro político que marcou a consolidação da sigla…

5 horas ago

Bonde Urbano Digital entre em testes por um período de 6 meses: vida útil é de 30 anos

A rota inicial levará os passageiros entre o Terminal São Roque, em Piraquara, e o…

10 horas ago

Maria Fumaça do Natal chega a Morretes e Paranaguá

O prefeito Eduardo Pimentel participou  da viagem inaugural da Maria Fumaça do Natal que vai percorreu, até…

10 horas ago

Guto Silva participa do lançamento da rota do Bonde Urbano Digital entre Piraquara e Pinhais

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta terça-feira (09) do início da operação…

10 horas ago

Biblioteca Pública do Paraná tem programação intensa e diversificada até o fim do ano

A programação conta com lançamentos de livros, apresentação musical e sarau, além de atividades voltadas…

15 horas ago