Empreendedorismo

Empresa de Curitiba e Senai-PR firmam parceria de projeto sustentável para o mercado de celulose

A Revita Ambiental, maior recicladora de embalagens longa vida da América Latina, e o Senai do Paraná firmaram uma aliança industrial que tem o objetivo de desenvolver o aumento da resistência física da Revitacel, que é uma celulose de fibra longa sustentável utilizada para produção de papeis reciclados e telhas de fibrocimento, por exemplo.

A Revitacel é a celulose da economia circular, obtida através da reciclagem de embalagens longa vida que antes iriam para aterros, poluiriam o meio ambiente e demorariam até 100 anos para se degradarem. Essa celulose é produzida pela Revita Ambiental, que tem a mais avançada tecnologia do Brasil na desagregação de embalagens longa vida em escala industrial.

A Revitacel resolve um sério problema ambiental (gestão de resíduos sólidos) e cria um produto que entrega, além do conceito, alta performance em embalagem e custo competitivo. E é na sede da Revita Ambiental, em Telêmaco Borba (PR), que acontece o processo de desagregação da caixa longa vida, composta por papel, alumínio e plástico e a produção de celulose de fibra longa sustentável, que é utilizada para produção de novos papeis para embalagens. Ou seja, a caixinha de leite, produzida por gigantes como SIG e da Tetra Pak, ganha nova vida, agora como uma caixa de papelão, um saco de delivery ou uma embalagem secundária, após esse processo que acontece na Revita Ambiental.

“O Senai-PR tem uma plataforma de inovação que financia o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores da indústria nacional e o nosso produto, Revitacel, foi um dos projetos escolhidos por ser uma solução inovadora e que promove o aumento da competitividade e da produtividade da indústria”, explica Leonardo Reis, Diretor de Marketing e Exportação da Revita Ambiental.

Ao final do projeto, previsto para acontecer em setembro de 2024, o objetivo principal é agregar mais valor ao produto Revitacel para que possa ser utilizado na produção de novos papéis kraft com excelente qualidade, usando as fibras que são recicladas na Revita Ambiental. Além disso, a ideia é otimizar a separação das fibras para melhorar a resistência dos novos papéis que poderão ser utilizados nas embalagens de alimentos, por exemplo.

“Decidimos investir em pesquisa e desenvolvimento porque queremos melhorar de forma permanente a qualidade dos produtos que entregamos ao mercado. Nosso cuidado é ter um produto que atenda ao mercado hoje e que, principalmente, siga acompanhando, amanhã e sempre, a evolução do padrão de consumo, que cada dia está mais exigente, buscando produtos da economia circular”, finaliza o Diretor.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Projetista da equipe de Niemeyer visita canteiro de obras do campus Arandu (UNILA) em Foz do Iguaçu

O arquiteto e projetista que trabalhou na equipe do arquiteto Oscar Niemeyer, Jair Valera, esteve…

5 horas ago

Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação

No litoral paranaense, a Educação recebeu um impulso significativo com o projeto Avança Litoral, uma…

6 horas ago

Colombo/CEP volta a jogar o Campeonato Paranaense contra o Itaipulândia fora de casa

O Campeonato Paranaense Feminino de Futsal teve uma pausa de 45 dias em função do…

6 horas ago

LGBT+ Turismo Expo anuncia recorde de inscrições e expositores

São Paulo, 04 de julho de 2024 - A LGBT+ Turismo Expo anuncia recorde de agentes…

6 horas ago

Iate de luxo com mais de 24 metros é lançado no Brasil

Julho, 2024 – O Brasil será palco para o lançamento do iate de luxo do estaleiro…

6 horas ago

FIT Rio Preto chega aos 55 anos reverenciando a memória e a ancestralidade como elementos de construção do futuro

Uma edição histórica para marcar 55 anos de uma pulsante trajetória no cenário cultural do…

6 horas ago