Empreendedorismo

Empresa do litoral paranaense aponta redução de 64 toneladas de CO2

28/05/2024 – As emissões de dióxido de carbono (CO2) estão acelerando em um ritmo sem precedentes nos últimos 50 mil anos. A situação é tão grave que, segundo pesquisadores da Oregon State University (EUA), o planeta deve bater um novo recorde de emissões em 2024.

Para tentar desacelerar os danos que as emissões globais de gases de efeito estufa causam ao clima da Terra, um movimento de conscientização vem crescendo entre consumidores de diversos setores e serviços, instruindo empresas a reavaliar suas práticas de produção e responsabilidade social.

Nesse contexto, a Ripz, fábrica de papéis que atua há mais de 20 anos criando soluções inteligentes para higienização, localizada em Guaratuba, no litoral do Paraná, se destaca como um exemplo de liderança em sustentabilidade empresarial, adotando medidas inovadoras para minimizar seu impacto ambiental e promover práticas sustentáveis.

“Atualmente, 80% da energia utilizada em nossa fábrica é gerada por placas solares”, aponta Rafael Rieper, sócio fundador da Ripz. Essa ação já resultou na redução de mais de 64 toneladas de emissões de CO2, o que equivale a cerca de 9,5 mil quilômetros rodados de carro e aproximadamente 500 árvores salvas. Agora, a Ripz está instalando novas placas solares mais potentes, com o objetivo de garantir que, em breve, 100% da energia utilizada na empresa seja proveniente de fontes renováveis.

Além da energia limpa, a Ripz adota práticas rigorosas em relação à matéria-prima utilizada. Todos os produtos da empresa são feitos com 100% de celulose e são adquiridos exclusivamente de fornecedores que possuem o selo FSC (Forest Stewardship Council), uma certificação internacional concedida a empresas que promovem o uso responsável das florestas e a conservação de seus recursos naturais.

Essas iniciativas estão se mostrando fundamentais em um mundo onde os desafios ambientais são cada vez mais urgentes. Dessa forma, a empresa não só contribui para a preservação ambiental, como também atende às expectativas de consumidores e parceiros comerciais. “Devido ao nosso processo de produção sustentável e tecnológico, diversas outras empresas já nos procuraram para fazer negócios juntos”, complementa Rafael Riepper.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estudantes do programa ‘Ganhando o Mundo’ retornam ao Paraná após semestre de intercâmbio na Austrália

Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…

6 horas ago

Ratinho Junior participa de encontro com MPs e recebe medalha do Bope durante 14º Cosud

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…

6 horas ago

Com ações do IDR-Paraná, renda dos criadores de búfalos pode crescer 50% no Estado

Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…

6 horas ago

Dezembro Transparente: CGE informa cidadãos sobre como fiscalizar gestão pública

Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…

6 horas ago

Perto da população: Missão Paraná IV leva forças de segurança ao Litoral

Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…

6 horas ago

Cosud articula mais recursos da União para assistência de média e alta complexidade

No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…

6 horas ago