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Empreendedorismo

Empresas brasileiras de tecnologia escolhem México como porta de entrada para expansão internacional

Infraestrutura, geopolítica e maturidade de mercado têm consolidado o México como um destino preferencial para a internacionalização de empresas de tecnologia e inovação brasileiras: o país latino-americano tem se destacado, nos últimos anos, como o “primeiro passo” de diversas empresas brasileiras no exterior. O movimento é impulsionado por uma série de fatores. O México vem se destacando economicamente na América Latina, superando o Brasil em termos de PIB convertido em dólares correntes, conforme apontado pelo banco de investimentos Jefferies. Este avanço econômico vem atraindo um volume crescente de investimentos internacionais, à medida que empresas buscam diversificar suas cadeias de suprimentos. A valorização do peso mexicano em relação ao dólar também contribui para o cenário positivo.

Outro fator que posiciona o México como um mercado promissor para empresas de tecnologia é o nível de adoção de novas soluções e tendências, como demonstrado, por exemplo, pela maturidade na utilização de inteligência artificial (IA) no país. De acordo com um relatório da Samsara, 50% dos líderes no México afirmam que a IA está amplamente disseminada em suas organizações, superando qualquer outro país pesquisado. O cenário positivo é evidenciado por investimentos relevantes feitos no país por gigantes como Foxconn, Pegatron, Wistron, Quanta, Compal e Inventec. A taiwanesa Foxconn, por exemplo, segundo informações do Wall Street Journal, já investiu cerca de US$ 690 milhões no México, planejando ampliar a produção de servidores de inteligência artificial para atender à demanda de clientes como Amazon, Google e Microsoft. Essa expansão busca reduzir a dependência de fornecedores da China e se beneficia dos acordos de livre comércio do México com Estados Unidos e Canadá.

Um exemplo de empresa brasileira de tecnologia que vem apostando no mercado mexicano é a Involves, especializada em gestão de trade marketing. Recentemente, a empresa passou a atender no país a operação da Kraft Heinz, multinacional norte-americana que é atualmente a quinta maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. O anúncio veio poucos meses depois de a Involves reestruturar seu escritório físico no México e lançar no país o Roteirizador Inteligente, solução que usa inteligência artificial para automatizar a roteirização de equipes de trade marketing, e que já está em uso pelos clientes brasileiros da empresa desde o início de 2023. No início de junho, a Involves realizou também a primeira edição mexicana do Involves Experience, evento que já teve seis edições no Brasil.

“A entrada da Kraft Heinz México é um marco muito significativo para os planos de internacionalização e operação da Involves no país”, comenta Felipe Ribeiro, Country Manager da Involves no México. “Isso demonstra a confiança que grandes empresas têm na tecnologia da Involves e fortalece nossa posição no mercado mexicano, destacando o compromisso em estarmos cada vez mais próximos dos nossos clientes locais, dedicando uma operação específica, levando em conta os desafios apresentados por um país como o México.”

O Involves Stage é a plataforma de inteligência e tecnologia para trade marketing desenvolvida pela Involves, e que já está em 25 países além do Brasil. A solução passou por adaptações para atender especificamente aos desafios encontrados no mercado mexicano. No país, a empresa brasileira já atende 33 clientes – além da Kraft Heinz, estão entre os clientes mexicanos da Involves marcas como L’Oreal, Kenvue e Kellanova. “Reestruturamos nossa sede no México porque queremos fortalecer ainda mais a proximidade com nossos clientes no país e aprofundar a compreensão das dores dessas empresas”, afirma Pedro Galoppini, CPO da Involves. “Estando fisicamente mais próximos dos clientes, conseguimos visitar mais prospects e mergulhar na cultura e nas práticas do lugar. Passamos a de fato dedicar toda uma operação ao México, e não mais a olhar esse país apenas dentro de um conjunto com vários outros.”

Exatamente por perceber o avanço da importância do mercado mexicano, cinco anos atrás a WTM International — empresa catarinense especializada em importação e exportação de serviços de tecnologia — decidiu abrir uma filial no país. Segundo o CEO da companhia, Lisandro Vieira, o objetivo era facilitar a negociação de brasileiros com o México: a WTM pode ser utilizada como hub para as compras e vendas feitas no México, sem a necessidade de uma estrutura fora do Brasil.

“Percebemos cinco anos atrás que o México é um mercado importante e que já havia esse movimento das empresas de tecnologia brasileiras, e esse apetite está aumentando. Nós, como empresa instituída lá, ajudamos as empresas brasileiras a faturarem em Peso Mexicano sem que precisem abrir uma filial lá”, explica Vieira, que é também diretor do Grupo Temático de Internacionalização da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia).

Segundo o empresário, o aumento do interesse pelo mercado mexicano tem alguns fatores diretos e mais conhecidos do público brasileiro, como uma certa proximidade cultural e linguística, desafios de infraestrutura semelhantes e hábitos de consumo parecidos entre as populações. Além disso, há um cenário econômico e político internacional que também pode favorecer o país.

“Independentemente da eleição nos Estados Unidos, já está acontecendo um movimento mundial de nearshore, ou friend shore, que é trazer a produção para mais perto. No caso dos Estados Unidos, trazer a produção para o próprio território ou países vizinhos, como o México, ao invés de manter nos arredores da China. Isso faz do México um protagonista econômico”, destaca Vieira.

a55 Smart Capital, especializada em impulsionar o crescimento de empresas SaaS e de e-commerce de produtos físicos ou assinaturas, também se junta ao grupo de empresas que reconhecem o potencial do México. Com um histórico de inovação e disrupção no mercado financeiro brasileiro, a empresa identificou no país uma oportunidade estratégica para expandir as operações e levar soluções financeiras a um público ainda maior.

“O México representa um mercado com grande potencial, com uma demanda crescente por soluções financeiras”, afirma André Wetter, co-founder e CEO da a55. “Nossa experiência no Brasil nos preparou para enfrentar os desafios da internacionalização, e estamos confiantes em nossa capacidade de replicar nosso sucesso no mercado mexicano.”

A entrada da a55 no México foi marcada por um processo cuidadoso de adaptação e aprendizado. A empresa investiu em pesquisa e desenvolvimento para entender as particularidades do mercado local e adaptar seus produtos e serviços às necessidades dos clientes mexicanos.

Para garantir uma operação eficiente, conforme explica André Luiz Bahuan, co-founder e COO da a55, a empresa foca em marketplaces, ERPs, e-commerce e logística, “buscando a expansão para o México como parte da nossa estratégia de internacionalização. Assim como no Brasil, queremos ser o parceiro estratégico das empresas mexicanas em seus processos de crescimento e digitalização”.

Questionado sobre o cenário favorável no México, Bahuan destacou o crescimento do comércio eletrônico no país. “Impulsionado tanto pela pandemia quanto pela adoção crescente de soluções digitais, o comportamento de consumo do mexicano criou um ambiente fértil para empresas, com a digitalização das transações financeiras, maior formalidade e infraestrutura de pagamento nas operações.”

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