Empreendedorismo

Empresas com débito no Simples Nacional têm até o dia 31 de março para regularizar sua situação

As empresas optantes do Simples Nacional, e que não estão em dia com suas obrigações tributárias, têm até o próximo dia 31 de março para regularizarem seus débitos.

Para verificar a situação do negócio, o empreendedor pode acessar o portal do Simples Nacional e investigar a existência de eventuais débitos, bem como o ente responsável pela cobrança.

O contribuinte poderá ter dívidas de origens diversas do Simples Nacional inscritos em Dívida Ativa da União, tais como multa trabalhista, multa rodoviária federal, dívida do patrimônio da União, dentre outros.

É preciso a regularização integral de toda a dívida, seja do Simples Nacional ou não, para a regularização perante a Fazenda Nacional.

Para atender esses empreendedores, existe a Transação Tributária, um instrumento que permite a negociação de dívidas.

Existem diversos modelos de acordos que propiciam descontos e parcelamentos específicos na procuradoria e na Receita Federal, tanto para pessoas físicas como para empresas.

Há instrumentos específicos para MEI, microempresa e pequena empresa.

A adesão às transações é 100% digital, por meio do portal Regularize. Nele o empresário consegue fazer simulações para escolher a opção que melhor o atenda.

O Sebrae preparou um passo a passo que ajuda o empreendedor na hora de fazer o parcelamento dos débitos inscritos na dívida ativa.

Débitos do Simples não inscritos em Dívida Ativa da União podem ser negociados por meio do parcelamento ordinário, constante no Portal do Simples Nacional. O MEI encontra o serviço na página do Simei, opção “Parcelamento – Microempreendedor Individual” (passo a passo aqui).

Já para consultar os débitos do Simples Nacional que continuam em cobrança na Receita Federal, o contribuinte deverá utilizar a opção “Consultar Débitos” no aplicativo PGDAS-D e DEFIS ou a opção “Consulta Pendências – Situação Fiscal > Débitos Pendências” no portal e-CAC. 

Fique de olho nos prazos:

  • Prazo para regularizar os débitos e ter o pedido de opção aprovado: 31/03/2022
  • Prazo para aderir à transação tributária do Programa de Retomada Fiscal – na PGFN – dos débitos do Simples ou não, inscritos em Dívida Ativa da União: 25/02/2022
  • Prazo para aderir à transação tributária – na PGFN – dos débitos do Simples inscritos em Dívida Ativa da União: 31/03/2022.
Redação JBA Notícias

Recent Posts

Kraft Heinz Brasil prorroga as inscrições para Trainee exclusivo para pessoas pretas e pardas

São Paulo, agosto de 2024 - A Kraft Heinz Brasil, dona das marcas Heinz, Hemmer, Quero…

14 segundos ago

BYD marca presença na Intersolar South America 2024 com o lançamento de bateria e módulo fotovoltaico desenvolvido no Brasil

Líder nacional na produção de módulos fotovoltaicos, a BYD Energy do Brasil marca presença em…

3 minutos ago

Ameaça de crise das emendas: Judiciário mostrou que estava com a razão

A sociedade em geral, meios de comunicação e analistas têm sido críticos em relação ao…

6 minutos ago

Lactec é novo membro do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

O Lactec se tornou membro do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, um movimento nacional…

11 horas ago

PARANÁ: Casa Branca Agropastoril oferta genética superior da raça Nelore no 10º Leilão Primavera

A Casa Branca Agropastoril realizará seu 10º Leilão Primavera, no dia 31 de agosto, a…

12 horas ago