A pesquisadora e autora best-seller Tonia Casarin – que acaba de lançar o livro “Liderança Exponencial” – no qual aborda as principais características do líder do futuro – comenta como os gestores de equipes devem tratar situações de revés, como é o caso dos desligamentos em massa.
“Em momentos delicados como esse, é fundamental agir com transparência. Quanto mais transparente a empresa e o líder forem, menos darão chance para rumores entre os colaboradores, com disseminação de informações infundadas que instauram um clima de desconfiança, medo e alarde”, defende a autora.
Para isso, na visão de Tonia, o líder deve compartilhar com o time o que sabe a respeito das mudanças em curso. “É natural que a equipe fique com receio diante de um cenário como esse, mas o líder deve trabalhar para que o clima entre os membros da equipe não seja ainda mais prejudicado”, explica a especialista. Ela ressalta que em casos de demissão de massa, muitas vezes, as lidernaças não são informadas de muitos detalhes. O importante também é que ninguém seja pego de surpresa.
Por fim, a pesquisadora ressalta que é importante ter compaixão por parte da liderança. “É preciso compreender que é uma fase difícil para os colaboradores, e verificar o que a empresa ou o gestor pode oferecer para auxiliar os dispensados – como uma carta de recomendação, ou apresentar para pessoas da rede de networking que sejam empregadores em potencial”, finaliza Tonia. “As empresas costumam oferecer um pacote de desligamento de alguns meses de salário, manutenção do plano de saúde por alguns meses e até serviço de recolocação profissional. Ainda que não faça o processo ficar mais fácil, é a forma que a empresa tem muitas vezes de fazer algo pelos colaboradores.
Para aqueles que continuam na empresa, apesar do alívio de não ser afetado pela demissão, a dor de perder companheiros de trabalho também é grande. Dar acolhimento para essas pessoas e incentivá-las a contactar seus colegas pode ajudar no processo. Muitas pessoas se colocam a disposição para apresentar pessoas de seu networking e akudar em conversas em casos assim. A cultura de cuidado é importante para quem fica e para quem vai, de forma que a decisão é focada em negócios, mas deve-se cuidar das pessoas no processo.
Sobre Tonia Casarin– Mestre em Liderança com foco no desenvolvimento de Competências Socioemocionais pela Universidade de Columbia (NY), é pesquisadora, palestrante e autora de best-sellers. Em outubro/22, irá lançar seu novo livro, sobre liderança exponencial, abordando aspectos socioemocionais, com foco no papel do líder e no ambiente corporativo. Atualmente, mora no Vale do Silício e trabalha com consultoria e desenvolvimento de lideranças.
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