Empreendedorismo

Empresas têm dificuldade para implementar programas de diversidade e inclusão

A preocupação das empresas com a diversidade e a inclusão vem aumentando com o passar dos anos, mas a implementação de ações que estimulem essas práticas ainda são deficitárias e sofreram um desvio de atenção no último ano. Segundo o relatório Tendências de Gestão de Pessoas, da consultoria global GPTW (Great Place to Work), 24% das empresas entrevistadas tinham como prioridade trabalhar a diversidade e a inclusão em 2019, número que subiu para 32% em 2020 e 37% em 2021. No entanto, o levantamento mais recente, de 2022, mostra que esta prioridade caiu para 17,9%.

A implementação de uma cultura mais inclusiva e diversa em uma empresa é um processo, exigindo que a atenção ao assunto deva ser constante, conforme relata Renata Torresco-founder da Div.A — Diversidade Agora e especialista em diversidade e inclusão. “É uma jornada, não é uma mudança que acontece da noite para o dia. É preciso muita resiliência e muita insistência para conseguir o apoio das pessoas e, principalmente, para demonstrar os comportamentos que são esperados pela sociedade no dia a dia”, explica.

Uma organização que se propõe a trazer a diversidade para suas equipes está estendendo a mão a diversos segmentos de construção social, seja orientação sexual, idade, gênero, raça, posição social ou nacionalidade. No entanto, é necessário que essa empresa adote uma cultura inclusiva, e então esta reunião de talentos, culturas e experiências diferentes vão contribuir com o sucesso da empresa, de acordo com Kaká Rodrigues, também co-founder da Div.A — Diversidade Agora e especialista em diversidade e inclusão. “As organizações exercem um papel social ao fazer esse trabalho de educação das pessoas colaboradoras e das suas lideranças. Isso é a inclusão”, destaca.

Renata e Kaká explicam que muitas empresas já têm uma tendência à diversidade e buscam a pluralidade em suas equipes, mas uma orientação profissional para implantar uma cultura de inclusão, muitas vezes, é necessária. É o caso da Santa Helena Indústria de Alimentos, que trabalha diversos aspectos sobre diversidade e inclusão junto à Div.A desde 2021.

Segundo Elaine Ribeiro, diretora de Gente e Cultura da Santa Helena, toda a equipe tem aprendido muito e reforçado que este é um tema que precisa ser constantemente falado e discutido. “Uma grande conquista foi o lançamento do nosso novo programa de diversidade, o ‘Plural’, no início do ano, que tem como um dos objetivos a tolerância zero a qualquer relato de assédio, preconceito ou incivilidade”, relata a gestora da indústria de alimentos.

Elaine explica ainda que a experiência com a consultoria da Div.A mostrou que as práticas para a criação da cultura inclusiva vêm da vivência. “Nós fizemos um evento em março, o ‘AproximAção’, com toda a área administrativa, e a Kaká e a Renata tiveram a oportunidade, inclusive, de fazer uma palestra sobre esse tema, para esclarecer mais sobre assédio e preconceito para que os colaboradores pudessem se envolver com o tema”, diz.

A gestora relata que o evento incluiu uma dinâmica com grupos de pessoas colaboradoras que se dividiram para falar de alguns temas e situações de preconceito, assédio e questões relacionadas à diversidade, trazendo conceitos e experiências do dia a dia, culminando com a produção de um vídeo. “Isso fez com que todos se envolvessem, estudassem sobre o assunto, pesquisassem e trouxessem esse conteúdo para ser discutido e debatido”, conta Elaine, que observou não só o envolvimento das pessoas colaboradoras, mas como isso refletiu na liderança. “Eles passam a ter um cuidado maior com a postura, na forma de tratar o outro. Nós vemos as pessoas mais preocupadas com o impacto que suas atitudes têm no próximo, o que nos ajuda a trabalhar esse tema de maneira mais leve e o que considero muito importante”, conclui.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estudantes do programa ‘Ganhando o Mundo’ retornam ao Paraná após semestre de intercâmbio na Austrália

Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…

17 horas ago

Ratinho Junior participa de encontro com MPs e recebe medalha do Bope durante 14º Cosud

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…

17 horas ago

Com ações do IDR-Paraná, renda dos criadores de búfalos pode crescer 50% no Estado

Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…

17 horas ago

Dezembro Transparente: CGE informa cidadãos sobre como fiscalizar gestão pública

Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…

17 horas ago

Perto da população: Missão Paraná IV leva forças de segurança ao Litoral

Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…

17 horas ago

Cosud articula mais recursos da União para assistência de média e alta complexidade

No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…

17 horas ago