fbpx
Geral

Endividamento das famílias paranaenses bate recorde em julho, segundo Fecomércio PR e CNC

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), chegou a um recorde no mês passado. Com 95,1% de famílias endividadas, foi o mais elevado índice para o mês de julho da série histórica e o maior nível de endividamento dos últimos dez anos.

planilha endividamento fecomercio

No cenário nacional, com 78%, o endividamento chegou ao mais elevado índice em 12 anos. O Paraná é o estado com maior percentual de endividados do país. Entretanto, o fato de possuir dívidas não é algo necessariamente negativo, uma vez que a compra parcelada ou fatura a vencer indica que o consumidor acredita em sua capacidade financeira.

Em julho também houve ampliação das dificuldades nas condições de pagamento das dívidas. No Paraná, as famílias com contas em atraso passaram de 22,4% em junho para 24,8% no mês passado. E as que não terão condições de quitar seus débitos subiram de 7,7% para 8,1%. Contudo, a situação dos paranaenses está melhor do que a média brasileira. No país, 29% dos brasileiros estavam com as contas atrasadas em julho e 10,7% não tinham condições de pagá-las.

O agravamento do endividamento ocorreu principalmente entre as famílias de menor renda, entre as quais as dívidas saltaram de 92,2% para 95,1%. Já entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos o indicador permaneceu em 95,2%.

Tipo de dívida

O tipo de dívida mais recorrente foi o cartão de crédito, com 82,4%. Na sequência ficou o financiamento de veículo, com 11,9%, e o financiamento imobiliário, com 5,3%.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo