Educação

Ensino integral: crianças das escolas municipais com nove horas diárias de atividades

rede municipal de ensino de Curitiba já conta com 153 escolas com a oferta de educação integral em tempo ampliado para pelo menos parte das turmas do Ensino Fundamental.

No início deste ano eram 126.

A meta é atingir 156 unidades com essa opção até dezembro deste ano e, até o final de 2024, oferecer o integral em todas as escolas municipais.

A expansão é feita conforme a demanda e a infraestrutura, de maneira gradativa na rede. As regionais Portão e Cajuru já têm essa opção em turmas de todas as suas unidades educacionais.

O integral permite que o estudante permaneça com até 9 horas de atividades na escola e garante acesso a práticas de movimento, ciência e tecnologia, matemática, educação ambiental, Língua Portuguesa, entre outras.

Também são ofertadas as atividades do projeto Mãos na Massa: economia doméstica para os estudantes da Rede Municipal de Ensino.

No Caic Bairro Novo, que soma 1,3 mil matriculados, as atividades do Mãos na Massa já são as preferidas de muitos estudantes.

“Adoro cozinha, aqui e em casa também eu faço arroz muito bem”, contou Júlia Gomes. Maria Carolina Diniz também, e já acostumou a usar a redinha nos cabelos, para não derrubar na comida. Nesta quinta-feira (11/5), as turmas do 3º e 4º anos aprenderam a preparar torradas, pão de queijo e requeijão caseiro.

“Com a gastronomia sustentável, eles aprendem a reduzir o desperdício e aproveitar muita coisa na cozinha”, explicou a professora Inaiá de Souza.

Adequações

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, esclarece que a expansão é feita com base em estudos que levam em conta a demanda da comunidade e a estrutura das escolas.

Em 2017, 86 unidades ofertavam o integral.

Além da construção e mobiliário dos espaços maker para o Mãos na Massa (ateliês e cozinhas industriais), as unidades recebem ampliações e melhorias.

“Precisamos reformas, como aumentar a capacidade de um refeitório, por exemplo, ou chamar mais professores para determinada unidade”, esclareceu a secretária. “Buscamos qualificar e ampliar essa oferta, começando com parte das turmas e na sequência aumentando esse número, dentro da capacidade da rede. Iniciamos com as turmas com maior demanda”, completou Maria Sílvia.

alimentação escolar também é adequada ao tempo maior em que crianças e estudantes permanecem na unidade educacional.

Projeto político pedagógico

A ampliação da jornada escolar considera a qualificação das atividades pedagógicas, sendo que a proposta do currículo da escola em tempo integral sistematiza em seu projeto político pedagógico nove horas diárias e articula as áreas do conhecimento às práticas educativas, proporcionando ampliação e diversidade na aprendizagem e saberes escolares.

A gerente de Educação Integral, Michelle Taís Faria Feliciano, ressalta que o Referencial da Educação Integral em Tempo Ampliado traz toda a concepção sobre o tema e sobre cada uma das Práticas Educativas. “Os profissionais podem acessar o referencial, que está disponível no site da Educação”, destacou Michelle.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

4 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

4 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

4 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

4 horas ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

4 horas ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

4 horas ago