Divulgação Josefina Gonzalez
A conectividade que coloca o Paraná e suas cidades em rankings de primeiro mundo é fruto de uma rede de trabalho robusta e correlacionada. Destaca-se entre elas o papel da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), entidade com 40 anos de atuação no Estado, representando empresas do setor.
Ao longo de 2023, a associação retomou e consolidou relações importantes com entidades representativas do setor em âmbito público e privado, contabilizou eventos, abriu parcerias com o intuito de geração de proposta de valor aos associados. Todos, segundo a presidente Josefina Gonzalez, com foco na geração de negócios e fortalecimento das empresas e de todo o ecossistema.
“O empresário de tecnologia precisa crescer, buscar inovação e estar adequado ao que o mercado exige. Nossa intenção como entidade é dar estrutura para isso, fortalecendo as relações, oferecendo as pontes e caminhos para a ampliação dos negócios. Queremos gerar riqueza, renda e resultados a todo a economia e ecossistema, da startup à empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação [TIC]”, destaca ela que assumiu a entidade em janeiro.
A Assespro-PR debateu temas importantes junto aos seus associados, bem como estendeu a discussão à comunidade.
“Promovemos eventos, palestras e webinars com foco na capacitação. Nossa ideia é fazer com que os empresários ofereçam treinamento para quem precisa de trabalho e, ao mesmo tempo, mostrar à comunidade que o setor de tecnologia é pujante, cheio de boas oportunidades”, pontua Josefina.
Para quem já trilha no setor, a entidade foi disruptiva, oferecendo desde happy hour para profissionais do setor – foram duas edições, em agosto e em outubro – a eventos de treinamento e intervenções maiores, como o My Inova Summit, um dos principais eventos do setor de tecnologia e cultura digital do país e que a entidade foi parceira, e o Viasoft Connect, evento de concentração das maiores empresas do mercado com exposição de produtos e tendências.
“Fora isso, realizamos lives de muito aprendizado, trazendo associados com larga experiência para ensinar mais sobre temas ora técnicos, ora de carreira mesmo. Falamos sobre DPO [Encarregado de Proteção de Dados], debatemos a tão importante Reforma Tributária em vários encontros, apresentamos caminhos para a captação de recursos para investimentos, falamos sobre fusão e aquisição no nosso setor”, relaciona a presidente.
Outra pauta que ocupou o calendário da entidade foi o cenário das cidades inteligentes. A entidade, cuja sede fica em Curitiba, cidade mais inteligente do mundo segundo a Fira Barcelona, abordou o tema de maneira incisiva ao longo de 2023. A ideia, segundo Josefina, é ajudar outros municípios a também alcançarem o status, tendo uma jornada eficiente e de qualidade.
A pauta de trabalho do ano termina dando um spoiler do que vem em 2024: a presença de uma liderança feminina na presidência da entidade, primeiro caso em 40 anos, revela um ano novo repleto de protagonismo.
“Não posso deixar de mencionar a realização das quatro edições do Coffee Time ao longo de 2023, evento liderado e ocupado por mulheres e que, em 2024, ganha status de startup. Além disso, rodadas de negócio serão executadas a partir de janeiro com forte parceria do Sebrae PR, objetivando geração de oportunidades! A Assespro mantém a temática em evidência ao colocar mulheres em cargos de diretoria e por fomentar as ações do Conselho Consultivo de Mulheres”, destaca a presidente.
Outra pauta que ultrapassa o calendário será a desburocratização de leis, forte presença em vários Conselhos municipais, estaduais e federativos, para influenciar na geração e alterações para benefício do empresário em TI. “Avançamos muito, mas queremos ir além no ano que se inicia”.
A presidente lembra que em 2024, as parcerias, tão fundamentais para a execução dos projetos deste ano, seguem estabelecidas. O ano termina com o acréscimo de novos 71 associados; a meta é ampliar esse número no próximo ano.
SOBRE A ASSESPRO
A Assespro-PR foi fundada na década de 1980, como uma das 13 regionais que pertencem a uma das instituições mais sólidas do País e do mundo: a Federação Assespro-PR, criada ainda na segunda metade da década de 1970. O ambiente da Assespro-PR foi construído para defender os interesses das empresas do setor de tecnologia da informação (TI), afinal, a entidade entende que, apenas assim, alinhando ações da área aos objetivos estratégicos da organização, se chega ao sucesso de grande parte das iniciativas que se empreende.
MAIS INFORMAÇÕES
Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…
Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…
Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…
A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…
Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…
Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…