Cinco entidades do setor imobiliário e da construção civil pediram que o Executivo reveja o projeto de lei que muda a base de cálculo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Ainda que a iniciativa do Executivo não aumente as alíquotas do IPTU, o ato de revisar a PGV pode alterar o valor venal dos 950 mil imóveis da cidade de Curitiba, que é a base para o cálculo do imposto e da Taxa de Lixo.
“Não entra na minha cabeça ver um projeto, no final do ano, em regime de urgência, propondo aumento do IPTU nesses percentuais apresentados. As pessoas não estão nem sabendo que vai ter esse aumento. Só não está indignado quem não conhece o projeto”, disse João Guido Campelo, diretor-executivo do Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná).
“Espero que o Município tenha sensatez”, disse Jean Michel Galiano, do Secovi-PR (Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná), que afirmou ter consultado outros sindicatos pelo Brasil e não ter encontrado nenhum modelo de revisão da PGV semelhante ao proposto em Curitiba.
Para Fábio Artigas Grillo, presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil), a Prefeitura de Curitiba está aplicando um entendimento da noventena tributária diferente do consolidado
Antes de ouvir as entidades, no início da audiência pública, Amália Tortato e Rodrigo Marcial adiantaram o posicionamento de ambos, que é contrário à aprovação do projeto.
“Lamento a ausência da prefeitura nessa audiência”, acrescentou Marcial.
Em dezembro, os passageiros do Trem Caiçara, que realiza passeios entre as históricas cidades de…
Os professores do Colégio Donaduzzi, localizado no Parque Tecnológico do Oeste do Paraná — Biopark,…
Em um país com déficit habitacional superior a 6,5 milhões de moradias, conhecer as cidades…
Com investimento recorde, de R$ 2,4 bilhões, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, iniciou…
Dica para os pais que procuram diversão para os pequenos neste fim de ano. O…
Seguindo para sua terceira edição, a maior festa de Ano Novo em Curitiba, a Virada Paradisíaca, promete…