Geral

Equipes da Fundação de Ação Social reforçam atendimentos a moradores de rua

Equipes da Fundação de Ação Social percorrem o centro de Curitiba para apoio a moradores de rua.
O reforço nos trabalhos significa maior número de equipes nas ruas, além do horário concentrado, das 18 horas até 1 hora da manhã.
Com previsão de temperatura mínima de 6ºC, a Fundação de Ação Social (FAS) volta a reforçar os serviços de abordagem social e de acolhimento de pessoas em situação de rua entre as noites desta sexta-feira (2/6) e de segunda-feira (5/6).
Essa será a quarta ação intensificada realizada este ano e a segunda dentro da Operação Inverno, lançada pelo prefeito Rafael Greca no último dia 16.

O reforço na abordagem social e no acolhimento será feito das 18h a 1h, para garantir que as pessoas que procurarem os serviços ou forem encontradas pelas equipes nas ruas e aceitarem atendimento possam dormir protegidas nos abrigos do município. O trabalho intensifica os serviços que já são executados pela FAS 24 horas.

“Realizamos as ações intensificadas sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 8ºC ou em períodos de chuvas fortes, o que pode provocar a hipotermia”, explica a presidente da FAS, Maria Alice Erthal.

Mais equipes

Nas quatro noites, a FAS contará com mais nove equipes de educadores sociais percorrendo toda a cidade para a oferta de serviços, além dos servidores da Central de Encaminhamento Social (CES) 24 horas.

Atualmente, a FAS conta com 1.491 vagas de acolhimento em 32 unidades oficiais e parceiras.

Entre elas, casas de passagem, hotéis sociais e unidades de acolhimento institucional.

Nos acolhimentos, as pessoas em situação de rua podem dormir protegidas, além de receber alimentação, ter acesso a local e itens de higiene e roupas limpas.

As equipes de abordagem social farão busca ativa de pessoas nas ruas e também atenderão às solicitações que chegarem à Central 156. O objetivo é fazer com que todas as pessoas abordadas aceitem seguir com as equipes para os abrigos.

Para aqueles que não aceitarem acolhimento e estiverem pouco agasalhados, será feita a distribuição de cobertores. Pessoas em situação de rua com problemas de saúde terão atendimento especial. Além de serem monitoradas constantemente pelas equipes, que já conhecem cada caso, elas poderão serem encaminhadas para unidades de saúde do município.

Durante o dia, nas regionais, a abordagem a pessoas em situação de rua é feita pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Animais de estimação

Como acontece desde 2019, os animais de estimação também serão transportados com seus tutores. Para isso, a FAS mantém em suas kombis caixas para transportar animais de até médio porte. Para esses casos, o acolhimento será feito na Casa de Passagem padre Pio que possui seis canis.

Central 156

A Prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua. A orientação é para que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

16 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

16 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

16 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

16 horas ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

16 horas ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

16 horas ago