Saúde

Equipes de enfermagem já realizaram mais de 440 mil procedimentos em 2024

Nesta semana em todo país é celebrada a Semana da Enfermagem. A comemoração é marcada pelo dia mundial da enfermagem, 12 de maio, e pelo dia do auxiliar e do técnico de enfermagem, 20 de maio. Em Pinhais, apenas no primeiro quadrimestre de 2024, as equipes de enfermagem realizaram mais de 440 mil procedimentos. No total, são 237 profissionais que atuam na área, sendo 66 enfermeiros, 98 técnicos e 73 auxiliares.

“Em termos de números, em 2024, as equipes de enfermagem realizaram 28.846 consultas, 108.140 acolhimentos e 442.320 procedimentos. Ao somar todos esses dados percebemos o quanto a equipe, que não chega a 240 profissionais, se desdobra para melhor atender a nossa população”, destaca a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde (Deaps), Viviane Maysa Tomazoni.

A auxiliar de enfermagem da Unidade de Saúde da Família (USF), Edina Fernanda da Costa de Souza, atua em Pinhais desde 2016. “Escolhi esta profissão porque a enfermagem é trabalhar para a vida. É cuidar do ser humano nos seus momentos difíceis, mas também nos seus momentos mais felizes e isso sempre me emociona”, revela a profissional.

“É uma grande satisfação porque ao cuidar do próximo, eu cuido de mim mesma. Nós da enfermagem temos a essência do cuidado do ser humano. É importante ressaltar que na enfermagem trabalhamos em equipe, é uma continuidade. Ninguém faz nada sozinho, precisamos sempre um do outro”, destaca.

“A enfermagem é composta por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, trabalhamos com estratégia da família, atuamos muito na prevenção e na promoção da saúde, criando sempre um vínculo com as famílias de nosso território, conseguindo auxiliar essas pessoas e a comunidade em questões relacionadas à saúde”, explica Edina.

Os profissionais são responsáveis por um conjunto de ações que englobam uma série de procedimentos, entre eles: curativos, retirada de pontos, administração de medicamentos (vias intramuscular, endovenosa, subcutânea), aferição de temperatura, pressão arterial e teste de glicemia, avaliação antropométrica, prova do laço (exame rápido feito em caso de suspeita de dengue), consultas de enfermagem, vacinas, acolhimentos e demais procedimentos inerentes a cada categoria da enfermagem.

Além dessas ações, também realizam atividades educativas, orientações em grupo, visitas domiciliares, realização de testes rápidos para detecção de doenças, orientação para planejamento familiar, busca ativa de vacinas e de pacientes faltosos, entre outras.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

10 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

10 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

10 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

11 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

11 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

11 horas ago