Curitiba ganhou nesta quarta-feira (30), a escultura de Giuseppe Garibaldi montado em seu cavalo, do artista plástico, Carlos Henrique Tullio. A obra é a primeira a compor o projeto do Jardim de Esculturas no Palácio Garibaldi, localizado no centro histórico da cidade.
A presidente da Associação Giuseppe Garibaldi, Cida Borghetti, explicou que o monumento faz parte de um amplo projeto de revitalização cultural do Palácio.
“A obra é uma atração turística e cultural para a capital paranaense. É a primeira desse tipo no Brasil. Cabe a nós cuidar e manter a tradição da língua, arte, música e gastronomia”, afirmou Cida.
A inauguração contou com participação do secretário nacional de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, Lucas Jordão Cunha.
HISTÓRIA – Produzida em tamanho real, a peça é única e ocupa um lugar de destaque na área externa do Palácio Garibaldi. O objetivo é criar um novo atrativo turístico no centro histórico de Curitiba.
O prefeito Rafael Greca participou da entrega e destacou o monumento que agora faz parte da preservação e valorização da história do município.
“É com imensa alegria que a cidade recebe esse presente. A extraordinária obra agora passa a fazer parte da geografia do setor histórico de Curitiba. Nós vemos com entusiasmo a visão cultural da Sociedade Garibaldi”.
JARDIM – A construção do Jardim de Esculturas segue em curso e em breve deve abrigar outras representações artísticas homenageando personagens importantes da história da imigração italiana no Brasil. O projeto conta com o apoio do pode publico, de parceiros da iniciativa privada e dos associados.
“Saímos em busca de patrocinadores que pudessem nos ajudar nesse sonho e pedimos para que todos continuem contribuindo na conclusão do nosso parque de esculturas”, afirmou o vice-presidente da Associação e coordenador-geral do projeto de revitalização, Benoni Constante Manfrin.
Manfrin destacou o apoio da PAM (Pró Arte Movimento) e das empresas: Potencial Biodiesel, Unicesumar, Condor, Uninter, RDP, Braslift, Grupo Barigui e Podium.
ROSA – Além do atual monumento, o Jardim também cultiva a “Rosa de Anita”, uma flor híbrida criada na Itália em homenagem a catarinense Anita Garibaldi. O plantio da flor fez parte da comemoração dos 138 anos da associação e colocou o Palácio Garibaldi na rota mundial do Bicentenário de Anita Garibaldi.
PRESENÇAS – Também participaram do evento o cônsul-geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Salvatore di Venezia; vereadores de Curitiba; secretários municipais; diretores e associados da Garibaldi e representantes da comunidade ítalo-brasileira no Estado.
A 5ª edição do Mundo Pixar, maior evento em extensão da Disney fora dos parques,…
O setor de alimentação fora do lar começa 2025 com otimismo, conforme revela a pesquisa…
No espírito natalino, Whindersson Nunes presenteou seus fãs nesta quarta-feira (25) com o especial “Efeito…
O mais recente Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento…
Curitiba será palco de uma iniciativa inédita para democratizar o acesso ao mercado editorial: o…
Na última semana, teve início a instalação dos meliponários do Opaná: Chão Indígena, projeto da…