divulgação
O espanhol Pedro Acosta está confiante de que pode dar continuidade à sua brilhante temporada de estreia no Campeonato Mundial de MotoGP do ano passado e desafiar o título de 2025 com o companheiro de equipe da Red Bull KTM Factory Racing, Brad Binder, enquanto ele dá o passo para se tornar um piloto de fábrica em tempo integral.
Acosta terminou em sexto na classificação de 2024, apenas dois pontos atrás do sul-africano Binder, depois de cinco impressionantes pódios, uma pole position e duas voltas mais rápidas para a Red Bull GasGas Tech3, que o coroaram como Novato do Ano para adicionar ao seu título mundial de Moto3 de 2021 e ao título mundial de Moto2 de 2023.
Desta vez, o jovem de 20 anos de Mazarrón acredita que pode se destacar e reivindicar sua primeira vitória na MotoGP como piloto de fábrica em tempo integral para a Red Bull KTM Factory Racing com o talentoso italiano Enea Bastianini, 27, e o compatriota espanhol Maverick Viñales, 30, também anunciados como pilotos da Red Bull KTM Tech3 de 2025.
Quatro KTMs com pintura Red Bull retornam ao grid da MotoGP pela primeira vez desde 2020, com as KTM RC16s 2025 prontas para causar uma grande impressão no nono ano do fabricante na série de elite, que vê os pilotos enfrentarem 22 etapas em 18 países, começando com o GP da Tailândia em 2 de março.
O diretor de esportes motorizados da KTM, Pit Beirer, revelou: “Com Brad, Pedro, Enea e Maverick, bem como toda a experiência e conhecimento nos boxes, há muita positividade e adrenalina para começar. Esta temporada pode ser enorme para nós, e espero que seja.”
Aqui está o que o próprio Acosta disse antes do teste IRTA da Malásia MotoGP de 5 a 7 de fevereiro:
Quão orgulhoso você está de usar laranja este ano como piloto de fábrica em tempo integral?
“Muito orgulhoso – é um sonho que se tornou realidade. Precisamos lembrar que eu estava correndo de laranja desde os 14 anos na Red Bull MotoGP Rookies Cup. Não foi fácil me ver correndo de vermelho por um ano inteiro, mas aprendi muito com a temporada passada e agora me sinto muito mais preparado para correr de laranja novamente.”
Qual será a maior diferença indo da equipe satélite para a equipe de fábrica?
“Para ser honesto, tenho que dizer que estava me sentindo como um ‘cara de fábrica’ mesmo quando estava na equipe satélite porque a KTM estava realmente me ajudando a me sentir assim, mas é verdade que estou muito feliz por ter o melhor grupo de pessoas que tive ao longo da minha carreira ao meu redor.”
Quais são seus objetivos de desenvolvimento para a temporada?
“Com certeza precisamos melhorar muito, por exemplo, os resultados da qualificação e as primeiras voltas das corridas, então podemos ver se temos o ritmo e o potencial para lutar por vitórias e posições no pódio. Talvez começar um pouco mais na frente possa me ajudar a lutar por esses pódios.”
Como você avaliaria seu crescimento mental ao longo do ano de 2024 e como você aborda 2025?
“Houve muitos momentos em que estávamos preparados para fazer a primeira vitória ou pódio, mas perdemos. Este ano, pretendo me preparar mais mentalmente, para ser claro e honesto comigo mesmo sobre onde os erros são cometidos e como não cometê-los novamente. O fato é que temos potencial para mais.”
Você pode comparar o nível de competição entre a Red Bull MotoGP Rookies Cup e a MotoGP?
“Não é tão diferente. É verdade que agora na MotoGP as motos também desempenham um papel importante no jogo, mas, na Rookies Cup, a qualidade também é muito alta e, no final, você está lutando junto com 22 garotos para tornar seu sonho realidade. É ainda mais pressão do que na MotoGP. É muito difícil ter 16-17 anos e lutar por isso, sabendo que talvez seja agora ou nunca. Se você conseguir na Rookies Cup, estará pronto para categorias maiores.”
Quão importante será ter Brad como companheiro de equipe nesta temporada?
“Foi um sonho que se tornou realidade vir para a equipe de fábrica depois de estar na Moto3 e Moto2. Ter Brad como companheiro de equipe e ajudar a desenvolver a moto também será um ponto muito bom. Ajudará o fato de ele ter muita experiência na classe e acho que faremos uma boa combinação juntos.”
Datas da pré-temporada de MotoGP de 2025
5 a 7 de fevereiro: Teste IRTA da Malásia MotoGP (Circuito Internacional de Sepang)
9 de fevereiro: Lançamento da MotoGP de 2025 (Bangkok)
12 a 13 de fevereiro: Teste IRTA da Tailândia MotoGP (Circuito Internacional de Buriram)
A maior festa popular do Brasil começa no primeiro sábado de março e segue até…
Um dos maiores eventos automotivos do sul do país está confirmado. Entre os dias 28…
A Prefeitura de Curitiba lançou o Tarifa Zero a Caminho do Emprego, programa inédito em que…
O deputado estadual Márcio Pacheco (PP) protocolou o Projeto de Lei, que propõe a instituição…
A EPR Litoral Pioneiro realizou a entrega de viaturas e radares portáteis para a Polícia…
A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) divulgou, nesta quinta-feira (20), os resultados…