Espetáculo imersivo, interativo e itinerante “Traição” no Hotel San Raphael
O Núcleo Teatro de Imersão, em parceria com a Cia Boa Vista de Teatro, lança uma experiência teatral única com a adaptação imersiva, interativa e itinerante de “Traição”, obra-prima do dramaturgo britânico Harold Pinter. O espetáculo será apresentado no icônico Hotel San Raphael, localizado no Largo do Arouche, em São Paulo.
Nesta montagem, dirigida por Adriana Câmara, o público é levado a circular entre cinco quartos do hotel, em três andares diferentes, e desvendará, cena após cena, os mistérios de um triângulo amoroso intrincado. Em cada ambiente, o público estará cercado pela cena, imerso no cenário e seus aromas, posicionado entre os personagens.
A trama foi especialmente adaptada para que os personagens realmente residam no apart-hotel que abriga as complexas relações entre os três amigos. Trata-se de um espetáculo site-specific, em que a ambientação no próprio local da encenação intensifica a experiência imersiva.
Com sua atmosfera vintage, o Hotel San Raphael oferece o cenário perfeito para a encenação de “Traição”, ao transportar o público para os elegantes e misteriosos anos 60. Além disso, todo o cenário e o figurino, concebidos por Ana Lys, foram cuidadosamente escolhidos para refletir o período de 1959 a 1968.
Duas personagens contemporâneas, parentes dos personagens envolvidos no triângulo amoroso, guiam o público e interagem com ele. A narrativa, fragmentada e não linear, contada de trás para a frente, segue as pistas deixadas pelos personagens envolvidos na traição, desafiando os espectadores a investigarem, ao longo do tempo, essa história repleta de enganos e segredos, em que todos os personagens traem uns aos outros e são traídos uns pelos outros. A interação com o ambiente e os personagens cria uma experiência envolvente, graças à qual cada espectador poderá vivenciar a trama sob diferentes perspectivas sensoriais.
No elenco, estão Glau Gurgel, interpretando o amante Jeremias, e Marcelo Schmidt, como o marido Roberto, melhor amigo de Jeremias. Adriana Câmara e Ana Lys se revezam no papel da esposa Érica. No núcleo contemporâneo da trama, interagindo com o público, Amanda Policarpo interpreta Giovana, bisneta de Érica, enquanto Ana Lys e Gizelle Menon se revezam no papel de Flora, neta de Érica.
O espetáculo “Traição” estreia em outubro e será apresentado durante todo o mês (exceto no dia 26/10), com sessões às sextas-feiras às 20h, e aos sábados e domingos em dois horários: 15h e 19h. Serão recebidos apenas 15 espectadores por sessão, proporcionando uma imersão profunda na narrativa e no ambiente cuidadosamente recriado dos anos 1960.
FICHA TÉCNICA:
Personagem/Elenco:
Érica: Adriana Câmara e Ana Lys;
Jeremias: Glau Gurgel;
Roberto: Marcelo Schmidt;
Flora: Ana Lys e Gizelle Menon;
Giovana: Amanda Policarpo.
Texto original: Harold Pinter.
Adaptação do texto: Adriana Câmara e Amanda Policarpo.
Direção e produção: Adriana Câmara.
Cenário e figurino: Ana Lys.
Programação visual e assistência de cenografia: Hernani Rocha.
Contrarregras: Hernani Rocha, Gizelle Menon e Adriana Câmara.
Fotos de divulgação: Hernani Rocha.
Realização: Núcleo Teatro de Imersão e Cia Boa Vista de Teatro.
Produção: Menina dos Olhos do Brasil.