Turismo

Estado lança guia com orientações sobre captação de recursos para o setor de turismo

Com o intuito de auxiliar empresas do setor turístico a impulsionar seus negócios e a recuperar mercado perdido durante a pandemia, a Secretaria do Turismo do Paraná elaborou um guia de orientação para a obtenção de financiamentos e captação de recursos no segmento.

A iniciativa, inédita, surgiu a partir da constatação de que, apesar da necessidade de retomar investimentos no pós-Covid-19, muitos empresários da área ainda não sabem como obter financiamentos.

“É uma importante ferramenta para quem busca informações e explicações menos complexas sobre como usar os programas de financiamento, tanto os incentivos ofertados pelo Governo do Paraná quanto por programas nacionais”, diz o secretário Marcio Nunes.

Segundo ele, o turismo vive um importante momento de retomada, mas o desconhecimento sobre as ofertas de linhas de crédito é um fator preocupante. “Em especial sobre o Fungetur, programa do governo federal que permite o financiamento de investimentos para a modernização e reforma de empreendimentos voltados ao turismo. Além disso, também há fatores como a falta de informações sobre o processo de captação de recursos voltados a esses projetos”, afirma.

Assim, a partir desta constatação, o corpo técnico do Núcleo de Investimento e Estruturação da Oferta Turística da Setu procurou desenvolver um guia bem didático, que traz desde os conceitos básicos, incluindo um pequeno glossário; detalhes sobre o Fungetur; quais são suas alíquotas e carências; quem pode acessar o financiamento; quais são as instituições financeiras do Estado (como Fomento Paraná e BRDE) e do governo federal que operam o Fungetur; documentação básica exigida; possibilidade de financiamento via editais de natureza pública e privada; dentre outros.

“Temos certeza de que essa leitura será muito útil na ampliação, modernização e recuperação do setor de turismo do Paraná como um todo”, acrescenta o secretário.

A coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da Setu, Anna Vargas, explica que o guia é fruto de um trabalho imersivo dos técnicos da Setu para facilitar o entendimento pelo trade turístico das operações financeiras originárias do Fungetur e apresentar às organizações da sociedade civil as possibilidades de ampliação da captação de recursos para desenvolver projetos socioeconômicos, culturais e ambientais. “E também apresentar conceitos básicos do mercado financeiro, possibilidades atuais de financiamento e instituições relevantes”, diz.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

13 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

14 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

14 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

14 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

14 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

15 horas ago