Evento em Curitiba debate sobre pesquisa mineral paranaense
Curitiba (PR) – Nesta semana, em Curitiba, foi realizado o “Workshop Pesquisa Mineral & Mineração no Paraná”, juntamente com o II Encontro de Fiscalização da ANM-PR e o II Encontro de Municípios Mineradores do Paraná, com participação de pesquisadores(as) do Serviço Geológico do Brasil (SGB). O evento é uma iniciativa do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o objetivo foi reunir os principais profissionais e instituições envolvidos na pesquisa mineral no estado para discutir iniciativas, trocar experiências e fortalecer parcerias.
Durante a abertura – que contou com a participação de representantes de instituições estaduais e federais – o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira, destacou os desafios enfrentados em um país de dimensões continentais. Ele ressaltou a importância da retomada dos levantamentos geológicos e dos recursos minerais, bem como dos levantamentos geofísicos e geoquímicos. “Reforço também a necessidade de garantir a transparência das informações do SGB, proporcionando clareza para o contribuinte, por meio de iniciativas como o PLANGEO e a consulta pública recentemente concluída, que auxiliarão na elaboração do plano decenal de mapeamento”, acrescentou.
No primeiro dia (4), a geóloga Alessandra Elisa Blaskowski abordou o conceito de remineralização de solos e seus benefícios, apresentando também um panorama brasileiro, desde a modernização da legislação brasileira de fertilizantes até a inclusão desses novos produtos no mercado. Ela também falou da ação do SGB nessa temática, considerando os projetos que estão disponíveis e em curso, bem como citou o potencial geológico do estado do Paraná, visando a pesquisa de agrominerais silicáticos e remineralizadores.
Em seguida, em participação online, o assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais do SGB Anderson Dourado debateu sobre o potencial mineral do Vale da Ribeira. Já o pesquisador Ricardo Wosniak falou da Reavaliação do Patrimônio Mineral: Caso do Au no Vale do Ribeira.
Na quinta-feira (5), a pesquisadora Mariane Brumatti apresentou a geologia do Paraná e seu potencial mineral e o desenvolvimento de projetos de pesquisa mineral. Ela comentou que a participação do SGB no workshop vem da sua importância no desenvolvimento de projetos na área de geologia básica e de recursos minerais, estimulando assim a pesquisa e a exploração mineral, tanto com investimentos nacionais quanto internacionais. “Além disso, o SGB disponibiliza, em diversas plataformas, um amplo acervo de dados geocientíficos”, completou.
A iniciativa buscou debater sobre pesquisa mineral, compartilhando projetos e resultados realizados no estado paranaense, com destaque para as metodologias, ferramentas e dados usados. Outro propósito foi fortalecer parcerias, incentivando a colaboração entre diferentes instituições, como universidades, órgãos governamentais, empresas privadas e organizações não governamentais. Além disso, o evento estimulou o fomento ao desenvolvimento econômico e social das comunidades locais.
Participaram profissionais prestadores de serviço de pesquisa e prospecção mineral, como geólogos e engenheiros de minas, acadêmicos e pesquisadores das universidades locais, bem como representantes de órgãos governamentais e entidades reguladoras. A programação contou ainda com mesas-redondas e sessões de networking.
O evento foi organizado pela Cerrados Consultoria, Serviço Geológico do Brasil (SGB), Agência Nacional de Mineração (ANM), Agência Reguladora do Paraná (Agepar), Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Associação dos Engenheiros de Minas do Paraná (Aempar).