Eventos corporativos em pontos turísticos se popularizam nas empresas
São Paulo, setembro de 2024 – Cada vez mais os eventos corporativos buscam sair do “mais do mesmo” e oferecer vivências diferenciadas. Neste cenário, uma tendência que tem ganhado força nos últimos tempos é a realização de eventos em locais turísticos e históricos, que despertam curiosidade por serem inusitados e oferecerem visuais e detalhes interessantes. Locais como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo, e o Elevador Lacerda, em Salvador, já serviram de locação para encontros promovidos por empresas.
Pontos turísticos têm um diferencial que vai além do visual, mostram uma história simbólica que pode transformar um evento corporativo em uma experiência única. “O Cristo Redentor, por exemplo, tem vista panorâmica da cidade do Rio de Janeiro, e proporciona um ótimo lugar para um evento corporativo. Outros locais históricos, como museus, mirantes, e até igrejas, também têm sido explorados para eventos que buscam unir propósito e significado”, exemplifica a especialista em eventos e diretora executiva da Bop Comunicação Integrada, Vanessa Chiarelli Schabbel.
No entanto, organizar um evento nesse tipo de espaço requer alguns cuidados. É necessário garantir que todas as normas e regulamentos locais sejam cumpridos rigorosamente para que o local seja preservado. “Isso inclui as autorizações necessárias, o respeito às limitações de acessibilidade e capacidade, e a garantia de que o evento não atrapalhe as práticas regulares do local”, conta a especialista.
A logística também é um outro ponto a se atentar. “Muitos desses locais apresentam desafios específicos, como acesso restrito e a necessidade de infraestrutura adequada para suportar eventos de médio e grande porte”, acrescenta Chiarelli.
Eventos como estes, podem proporcionar uma sensação de exclusividade para os participantes. “Isso faz com que o público se conecte com a marca e se sinta mais próximo dela”, explica a especialista. Com isso, é importante pensar em um local que, além de proporcionar uma experiência interessante, traduza as mensagens que aquela determinada corporação ou marca deseja transmitir aos colaboradores e demais públicos, como parceiros, clientes e demais stakeholders”, indica.
Confira a lista de alguns dos pontos mais cobiçados:
- Cristo Redentor (RJ)
“Realizar um evento aos pés do Cristo, que é um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, é sem dúvida uma experiência marcante. Além de contar com uma linda vista do Rio de Janeiro, também pode ser uma data inesquecível para os participantes, o que reforça a exclusividade da marca”, avalia a especialista.
- Elevador Lacerda (Salvador)
Com uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos, é um dos maiores símbolos de Salvador e um dos principais cartões postais de toda a Bahia. O local oferece um cenário memorável da história baiana, o que agrega valor cultural ao evento”, comenta Chiarelli.
- MASP (Museu de Arte de SP)
“É um dos museus mais emblemáticos da capital paulistana, sendo muito relevante no cenário artístico e contando com um vasto acervo. Por isso, é uma locação perfeita para eventos que queiram remeter às artes e ao ambiente cultural” , comenta a diretora executiva.
- Jardim Botânico (Curitiba)
Integrando natureza e urbanidade, na visão da especialista da BOP, é ideal para eventos que “destacam temas como sustentabilidade e bem-estar, oferecendo um ambiente tranquilo que facilita a conexão dos participantes com a mensagem da marca”.
“O encontro corporativo visa contribuir para a integração e a disseminação dos objetivos das organizações. Quando ele é realizado em uma locação que reflete o que a marca representa e quer transmitir, a empresa consegue engajar melhor seus colaboradores e parceiros, destacando-se em seu mercado”, finaliza a especialista.
Sobre a BOP Comunicação Integrada: Fundada em 2020, a BOP Comunicação Integrada é especializada em eventos corporativos e liderada por Vanessa Chiarelli Schabbel, que tem mais de 15 anos de experiência em eventos, com soluções abrangentes em Diagnóstico e Planejamento, Employer Branding, Branding, Criação e Design, Marketing Digital e Eventos. Acumula três Prêmios Caio, nas Categorias Congressos Nacionais (2022) e Eventos de Incentivo (2023), e já realizou eventos de várias marcas como Cyrela, Elopar, SulAmérica, Bexs, entre outros.