Vêm de reduzidos vinhedos, com um toque de autenticidade e muita personalidade, cultivados por pequenos produtores rurais associados, os novos varietais no catálogo de vinhos premium da Cooperativa Vinícola Garibaldi. As novidades – três rótulos – incrementam a linha Garibaldi VG.
“O Brasil tem uma vitivinicultura mundialmente reconhecida pela qualidade dos produtos que elabora. A esse conhecimento adquirido e aprimorado ao longo do tempo, com muito trabalho e investimento em tecnologia, agregamos nossa essência empreendedora, que se traduz em rótulos sempre marcados por detalhes inovadores e surpreendentes”, conta o presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló.
O resultado desse movimento aparece no lançamento dos vinhos Garibaldi VG Ancellotta e Garibaldi VG Alvarinho, além da nova safra do Garibaldi VG Marselan – todos eles na categoria de varietais diferenciados. “Inspirados por buscar novas possibilidades e oferecer ao consumidor experiências de degustação, viemos construindo com nossos associados o cultivo experimental de algumas videiras. Após alguns anos de experimentos, essa produção alcançou escalas maiores e permitiu lançar varietais que fogem dos rótulos mais tradicionais”, conta o enólogo-chefe da cooperativa, Ricardo Morari.
A aposta se revelou um acerto. Em 2022, a Cooperativa Vinícola Garibaldi estreou com o lançamento do Garibaldi VG Marselan da histórica safra 2020, seu primeiro vinho nesta linha já reconhecida pelos Espumantes Garibaldi VG Extra Brut Branco e Garibaldi VG Brut Rose, elaborados pelo Método Charmat Longo. O lote inaugural do vinho esgotou-se rapidamente. Carregado de expectativas, o segundo lote traz na composição as elogiadas uvas da safra do ano passado. “Destaco a maciez de seus taninos e seu perfil aromático com notas mais tostadas e boa evolução”, analisa o enólogo.
Também da Safra 2022 é a novidade Garibaldi VG Ancellotta. Ele traz processos de vinificação tradicionais, com extração de cor e taninos através da maceração pelicular e remontagens intensas. Além disso, passou por estágio de amadurecimento em contato com carvalho por 10 meses, aportando notas aromáticas e gustativas mais complexas. “É um vinho de coloração marcante, de vermelho rubi, taninos vibrantes e notas aromáticas que vão desde frutas negras até especiarias. Na boca apresenta boa densidade e persistência longa”, observa Morari. O Ancellotta é indicado para harmonizar com queijos de longa maturação, massas com molhos condimentados, carnes vermelhas e de caça.
Para os amantes do branco
Primeiro vinho branco na linha Garibaldi VG, o Alvarinho foi elaborado com uvas da safra 2023 e passou por um processo de vinificação que buscou potencializar seus aromas e preservar sua vivacidade e frescor, característicos dessa variedade de origem portuguesa. “O Alvarinho se caracteriza por boa intensidade aromática e destaque para seu frescor e intensidade no paladar”, avalia Morari. Como processo de amadurecimento, o vinho permaneceu em contato com carvalho por quatro meses. De coloração amarelo palha, esse vinho apresenta aromas de frutas maduras como damasco, pêssego e nectarina, com boa acidez e persistência em boca. O VG Alvarinho harmoniza com carnes brancas, como peixes e aves, além de frutos do mar e queijos de média maturação.
Os lançamentos compartilham uma característica especial de preciosidade. Resultantes de uvas originadas em pequenos cultivos, têm edição com quantidades limitadas: são apenas 13 mil garrafas de cada um dos tintos e 6,5 mil unidades do branco. “Outro ponto que os torna especiais é o fato de traduzirem nossa paixão pela vinicultura, pelo trabalho e pelo compromisso de fazer bem feito. Cada rótulo representa o talento e o comprometimento de nossas 450 famílias de pequenos produtores rurais associados”, diz Ló.
Os lançamentos chegam ao mercado em junho com valor sugerido a partir de R$ 79,00 cada.
Em dezembro, os passageiros do Trem Caiçara, que realiza passeios entre as históricas cidades de…
Os professores do Colégio Donaduzzi, localizado no Parque Tecnológico do Oeste do Paraná — Biopark,…
Em um país com déficit habitacional superior a 6,5 milhões de moradias, conhecer as cidades…
Com investimento recorde, de R$ 2,4 bilhões, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, iniciou…
Dica para os pais que procuram diversão para os pequenos neste fim de ano. O…
Seguindo para sua terceira edição, a maior festa de Ano Novo em Curitiba, a Virada Paradisíaca, promete…