Executivos buscam capacitação em cibersegurança para proteger empresas de crimes on-line
Fundação Vanzolini lança curso de capacitação em cibersegurança, com cyber range e simulação de ataque
No mundo corporativo digitalizado, onde a alta interconexão entre equipamentos pela internet e o agrupamento de tecnologias, como algoritmos e sistemas de aprendizado, fazem parte cada vez mais do dia a dia das organizações, a Cibersegurança se tornou fator decisivo para que empresas, indústrias, órgãos governamentais e de segurança, se protejam de crimes cibernéticos. Com o propósito de inserir os profissionais no contexto de aprendizagem dos conceitos, normas e da aplicação dos controles de segurança de dados, a Fundação Vanzolini, em parceria com a empresa Cecyber, lança o curso de Capacitação em Cibersegurança, com Cyber Range e Simulação de ataque on-line.
O programa, que terá a sua primeira turma em outubro, tem o objetivo de expor o ciclo de vida dos incidentes cibernéticos e de gerenciamento de riscos e como isso auxilia profissionais e empresas para as tomadas de decisões. Empresas que não aplicam práticas de segurança cibernética correm o risco de serem vítimas de roubo de dados, de sequestros de informações confidenciais do negócio, dos clientes e de colaboradores. Ações que podem ser irreparáveis para a reputação de corporações.
“A capacitação de profissionais é um dos itens primordiais nesse processo. 90% dos ataques cibernéticos têm origem em falhas humanas. Alguém que, sem querer abriu um link que não poderia ter sido aberto, pode causar um problema gigantesco. Além disso, é necessário que a empresa tenha processos, melhores práticas e políticas de segurança cibernéticas bem estabelecidas”, explica o coordenador assistente do curso, Giancarlo Pereira.
De acordo com Almir Meira Alves, um dos professores do curso, “os setores que sofrem mais ataques cibernéticos tradicionalmente são os de saúde, financeiro, educação e logística e abastecimento. São setores estratégicos para a economia e para a estabilidade social. Mercados muito grandes que trabalham com informações sensíveis de um grande público e que podem ser utilizadas para a prática de crimes cibernéticos”.
Ambientes de simulação
Nos programas do curso, os alunos serão introduzidos em ambiente de simulação de ataques cibernéticos, composto por Servidores, Websites e Equipamentos de Rede, como Roteadores, Switches e Firewalls. A rede será submetida a um Gerador Automático de Ataques Cibernéticos para explorar as vulnerabilidades e fraquezas de segurança da organização.
Entre os itens do módulo do programa estão introdução à Cibersegurança e configurações protetivas de sistemas; gestão de riscos Cibernéticos, gestão de Hardening de banco de dados e de sistemas operacionais; ferramentas de rede e segurança em nuvem e gerenciamento de crises Cibernéticas; e Cecyber Range Experience.
A ideia é que os alunos sejam estimulados a buscar informações iniciais de identificação do incidente, utilizando ferramentas práticas reais de defesa cibernética, como SIEM, Firewall e Sistema de Monitoramento. Após a identificação do incidente, os alunos realizam as etapas de contenção, resposta e mitigação, com ferramentas como IPS, IDS, Firewall e EDR. Além disso, realizam as Análises de LOGS, de Sistemas Operacionais, Aplicações WEB, Servidores e Bancos de Dados.
Dados de ataques cibernéticos
O Brasil sofreu mais de 8,4 bilhões de tentativas e ameaças de ataques cibernéticos em 2020, segundo levantamento da empresa de segurança cibernética Fortinet. O número representa mais de 20% dos casos registrados em toda a América Latina, que somaram 41 bilhões.
A segurança cibernética consiste na prática de proteger ativos de informação de sistemas, computadores e servidores contra ameaças ou ataques maliciosos. Devido a sua importância, deve ser implantada em vários níveis, desde a segurança das redes físicas e dos aplicativos até a educação do usuário final.
Curso: Cibersegurança, com Cyber Range e Simulação de ataque on-line
Formato: EaD Ao Vivo
Quando: Terças e quintas-feiras
Horário: das 19h30 às 22h30
Duração: 96 horas
Turma 1: 8 de agosto de 2023