Experiences, da Eletroacordes dá a leveza ao rock em projeto semiacústico
A leveza do jazz, a sonoridade acústica pop e o embalo rock de guitarras contrastando com instrumentos de percussão dão o tom para o quinto trabalho da Eletroacordes, intitulado “Experiences”. O projeto inédito, rompe com o tradicional trabalho mais potente da banda, conceituando uma identidade sonora para as composições novas ou de ‘gaveta’ do vocal e baixista Rodrigo Vizzotto. O lançamento do EP físico e na plataforma Soudcloud acontecem no dia 26 de outubro.
O título da obra, com sete canções autorais exclusivas, não se trata a nenhuma alusão ao projeto do lendário guitarrista “The Jimi Hendrix Experience”, e sim, a novas experimentações sonoras semiacústicas e com diversos músicos convidados, que versaram sua identidade nas composições ‘acordianas’. Gravado entre setembros de 2020 e 2022, o período no estúdio da Casa Sonora se prolongou diante da interferência da pandemia e o consequente distanciamento social.
A banda já lançou três EP´s – “Respire Fundo”, “Insanos”, “Sono Tão Profundo” – e uma coletânea própria, intitulada “Doces Doze Doses”. Atualmente, está com nova formação para estrear o novo trabalho, em show agendado em 12 de novembro na Sala Carlos Carvalho (CCMQ), Porto Alegre.
Entre os músicos convidados, que gravaram individualmente e/ou de forma remota, estão os guitarristas Yuri Passos, Luis Tissot e Alex Lappan, o violonista Wagner Rodrigues, o percussionista Cássio Neves e a participação especial do vocalista Demetrius.
Para o produtor musical da Casa Sonora, Wagner Rodrigues, que já participou de dois discos da Eletros e mais a trilha sonora do Doc “Schizo”, assinada por Vizzotto, “este trabalho inaugura uma nova fase da banda, que já vinha se delineando com o lançamento dos singles ‘Dias Perdidos’ e ‘Lorde Burguês’, cuja abordagem enfatiza os arranjos acústicos, tanto percussivos –– em especial a percussão latina – como de cordas em violão, ukulele e baixo upright, passando pela harmônica (gaita de boca) numa fusão incandescente de Pop Rock, Blues, Jazz e Folk”.
Em 2022, a Eletroacordes fez 15 apresentações, antecipando algumas canções do novo trabalho, como as faixas “Estar Aqui” e “Dias Perdidos”, esta última, com clipe no canal do YouTube da banda. Para novembro, deverá também ser lançado o vídeo lyrics para a composição “Mesmas Pessoas”, pela produtora NPPAC.
Ouça o EP “Experience” na plataformas Soudcloud ( https://bit.ly/3z9xUcU ). A produção executiva foi dividida por Rodrigo Vizzotto e Wagner Rodrigues, arte da capa por Claudete Sieber e Cleber Nazário e o EP foi prensado pela Disc Press.