fbpx
GeralTurismo

Expo itinerante da PMPR atraem veranistas nas praias

Equipamentos e verdadeiras máquinas automobilísticas dignas de filmes de cinema com as cores da Polícia Militar do Paraná encantaram os veranistas no Litoral.

A apresentação de viaturas e equipamentos faz parte de um Ciclo de Exposições que a Corporação preparou para fortalecer a aproximação com a comunidade durante o Verão Paraná Viva a Vida 2021/2022.

A exposição vai acontecer aos finais de semana de janeiro.

A exposição ocorreu nas cidades de Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba e Morretes.

A PM colocou os veículos e equipamentos em pontos de maior circulação de pessoas.

Em Matinhos, por exemplo, as viaturas históricas e os modelos Porsche Macan e Camaro foram os mais procurados para fotos e vídeos, principalmente pelas crianças.

Outro ponto muito procurado foi a exposição dos materiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

Já em Pontal do Paraná, as crianças e adultos puderam andar nos cavalos do Regimento de Polícia Montada (RPMon) e conversar com os policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), que tiraram dúvidas com relação ao uso correto da cadeirinha, funcionamento de etilômetro, entre outras questões.

Em Morretes, o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) expôs animais silvestres taxidermizados e outros materiais, fortalecendo a conscientização sobre a preservação da fauna e da flora silvestre.

“Muito legal esse tipo de evento porque a gente passa a ter um conhecimento maior da Polícia Militar e até para conhecer os carros, até porque não é um evento comum na nossa região, então gostamos bastante”, disse Everton Luiz Ribeiro Osório, que veio com a família de Rio Branco do Sul passear em Matinhos. O filho Anthony, de 9 anos, ficou fascinado ao acionar a sirene do Porsche. “Os carros ficaram muito legais com a pintura da PM. Esta foi a primeira vez que entrei num carro da polícia e fiquei muito impressionado”, afirma.

Rodolfo Alvizi Rocilio aproveitou para tirar fotos e fazer vídeos com os carros da Polícia Militar.

“Estava passando aqui e vimos os veículos. Como eram veículos diferentes resolvemos parar para olhar. Nosso filho Bernardo, de três anos, adora carros e a Polícia Militar e foi muito interessante conhecer essas viaturas. A importância de trazer a PM próximo da população é mostrar às crianças que a polícia é amiga e traz segurança para nós”, destaca.

Para os comandantes das subáreas da PM, a interação da população com os policiais militares demonstra a  credibilidade da Corporação.

Eles acompanharam a exposição e perceberam a curiosidade das crianças e adultos sobre a atividade das unidades especializadas.

“A exposição foi muito importante para toda a comunidade e os veranistas que se encontram na cidade. Esse ciclo de exposição da PM visa a proximidade com o cidadão de bem, trazer as crianças que têm curiosidade ao serviço da polícia”, avalia a comandante da Subárea de Guaratuba, capitão Michele de Paula Trindade Sensolo.

“Percebemos que houve uma grande procura de crianças, muitas tiraram fotos, conversaram com os policiais. Houve ainda os que interagiram com as equipes do BPTran e os que puderam cavalgar com os cavalos do Regimento”, avalia o comandante da Subárea de Pontal do Paraná, capitão Anderson Couto de Morais.

A tenente Cibelli Maiara Toniolo, do Regimento de Polícia Montada (RPMon), explica que filas se formaram na Praia de Leste, em Pontal do Paraná, de pessoas que queriam tirar fotos e andar nos cavalos da PM.

“Trouxemos alguns equipamentos, fardamentos históricos, amostras da alimentação dos equinos e também o nosso componente principal, que é cavalo, para exibição. É uma forma de mostrarmos um pouco do nosso trabalho para a população”.

FOTOS: SESP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo