ExpoApras 2024: Feira Paranaense de Supermercados é oportunidade para representantes comerciais ampliarem rede de contatos
41ª edição do evento terá a participação de mais de 400 marcas expositoras e acontecerá nesta semana em Pinhais
Entre 16 e 18 de abril, o município de Pinhais receberá a 41ª edição da Feira e Convenção Paranaense de Supermercados (ExpoApras), o maior evento do setor supermercadista do estado do Paraná. De acordo com os organizadores, mais de 400 marcas expositoras apresentarão novos produtos, tecnologias e tendências para o varejo alimentar.
A iniciativa conta com a participação do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR), o que reforça a importância dos profissionais da área como motor para a consolidação e o crescimento da cadeia produtiva do segmento supermercadista.
De acordo com Paulo Nauiack, presidente do Core-PR, esta participação representa uma excelente oportunidade para estarmos mais próximos dos nossos filiados e das empresas que atuam no setor supermercadista.
“O Conselho estará presente para oferecer orientações e esclarecer possíveis dúvidas dos representantes em relação ao mercado, garantindo assim que sua atuação se torne cada vez mais relevante para o desenvolvimento dos supermercadistas”, comenta Paulo.
Números robustos
Na edição anterior, a feira superou R$600 milhões em negócios gerados e obteve o índice de satisfação de 97% entre visitantes e expositores. Segundo dados da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), os estabelecimentos do setor no estado têm 2,7 milhões de clientes diários, quase 5 mil lojas e geram mais de 202 mil empregos, demonstrando a importância dos empreendimentos do tipo para a economia local e nacional.
Um balanço da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgado em 2023 indica que o Paraná registra a quarta maior receita do Brasil no segmento. À época, o faturamento estimado era de R$44 bilhões, o equivalente a 8,6% do total nacional, seguido de Santa Catarina (7,9%) e Rio de Janeiro (5,4%).
Desempenho do Paraná
Já o ranking Abras 2024, divulgado neste mês, traz o panorama completo do setor e destaca o desempenho das regiões do Brasil em termos absolutos e relativos. Com base em números do Ministério da Fazenda, da Receita Federal e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o universo de micro e pequenas empresas do varejo alimentar no país chega a 381.381 companhias.
A região Sul responde por 17% do total de estabelecimentos (54.362) – o Paraná apresenta 19.629 companhias nesse segmento, o segundo melhor desempenho regional, atrás do Rio Grande do Sul.
Ao trabalhar em conjunto com as companhias supermercadistas, os representantes comerciais integram grande parte da cadeia produtiva estadual e brasileira, sendo responsáveis pela ampliação da dinâmica de vendas e, consequentemente, promovendo o avanço de uma área muito relevante para o varejo alimentar no território nacional.
Daí a importância de o representante comercial participar com frequência de congressos, feiras e workshops, de modo a conhecer tendências e absorver as novidades que chegam ao mercado com uma velocidade cada vez maior.