fbpx
Empreendedorismo

Exportação de grãos de café cresce mais de 32% e atinge volume recorde; advogada marítima comenta

Cristina Wadner afirma que, apesar deste crescimento, o Porto de Santos ainda possui gargalos logísticos que podem ser um desafio ao processo de exportação

O Brasil bateu recorde na exportação de grãos de café na safra 2023/2024, com o volume de 47.300 milhões de sacas de 60kg. Por conta disso, houve uma alta de 32,7% na comparação com os 35.632 milhões apurados de julho de 2022 a junho de 2023. Os dados fazem parte do relatório do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil.

Segundo a advogada marítima Cristina Wadner, do escritório Cristina Wadner Advogados Associados, apesar deste crescimento, a exportação ainda passa por alguns desafios.

“Houve um aumento na produção do café,  com uma concentração de cerca de 80% desta produção no Sudeste – por conta disso, a exportação está focada no Porto de Santos. Isso, mesmo com alguns gargalos logísticos e esgotamento que este porto tem, o que gera custos adicionais. Temos ainda os conflitos políticos no exterior, que refletem no valor do frete marítimo, pois os desvios aumentam a rota das viagens, o que significa mais tempo de armazenamento do produto. Ainda sim, o Brasil consegue manter um bom posicionamento no mercado de exportação global”, explica a advogada marítima.

 

Sobre Cristina Wadner

Cristina Wadner é especialista em Direito Marítimo, Regulatório e Empresarial com 25 anos de experiência na área. É professora de pós-graduação EAD em Direito Marítimo pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) e professora convidada na Maritime Law Academy.

Foi uma das autoras convidadas do livro ‘Porto, Mar e Comércio Internacional Por Elas’ (editora Milfontes, 2022), um projeto da WISTA Brazil, que faz parte da Women’s International Shipping and Trading Association – WISTA International, associação internacional formada por mulheres dos setores de Shipping e Trade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo