fbpx
Cultura

Exposição Quebrar e Realizar apresenta a autêntica produção do trabalho artístico com o mosaico

Por Emanuelle Spack 

 

A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP-PR realiza em Curitiba a Exposição Quebrar e Realizar da mosaicista Denise Raasch Marcelino que trabalha com a técnica artística do mosaico desde 2004. A abertura acontece no domingo, dia 07 de agosto, às 10h:00, na sede da APAP-PR. A mostra apresenta 16 obras que valorizam as cores e a transparência no puro conceito do mosaico, ou seja, quebrar, juntar, criar e realizar. 

A arte musiva é uma técnica que existe há milênios e constitui-se em organizar, cortar e colar tesselas sobre alguma superfície para criar e formar lindos objetos decorativos. De acordo com Denise, essa expressão artística requer calma, tranquilidade, criatividade e esmero para transformar as peças em algo que traga bem-estar para o local onde for colocado. “A exposição foi idealizada no decorrer do ano passado quando percebi que o mosaico, ou a arte, consegue ‘Realizar’ a vida das pessoas. A arte em si, completa nossa vida trazendo paz e harmonia.” 

Denise sempre busca aperfeiçoar seu trabalho e escolheu para esta exposição obras do mosaico contemporâneo trabalhadas desde cores quentes até a transparência trazendo como ideia principal a reciclagem e a importância do reaproveitamento. Para ela tudo pode ser transformado quando reaproveitado, “A Exposição Quebrar e Realizar traz a definição da reciclagem com o estilo contemporâneo. A importância aqui é a ideia de reaproveitar, criar, fazer do reuso uma arte. Podemos fazer arte com qualquer coisa que passa por nossas mãos, como o exemplo do mosaico Picassiette, que é feito com louças quebradas”, diz a mosaicista. 

Essa é a décima quarta exposição de Denise que apresenta ao público exemplares lindos do mosaico transmitindo a mensagem de que a arte é para todos e para todas as idades. Ao visitar a Exposição Quebrar e Realizar o público vai poder ver a grande possibilidade de realização que a arte com o mosaico proporciona e se inspirar, pois ela quer que as pessoas considerem que sempre é tempo de começar. Nunca é tarde!  

O tempo para confeccionar cada peça é demorado, demanda dedicação e paciência, mas é compensador. “Quando se trata de vidro reciclado, o trabalho é sempre maior. Preciso recolher o vidro, limpar, cortar, queimar e junto com o projeto fazer a obra. Muitas vezes preciso repetir o processo até que fique harmonioso, até que ele passe a mensagem que eu quero. Daí o tempo para confeccionar as peças não importa. O processo criativo é sempre a observação da natureza que muito inspiradora”, explica Denise. 

 

Sobre a artista:

Denise Raasch Marcelino, proprietária da Tessel-Art – Mosaicos Decorativos, é natural de Curitiba e sempre trabalhou usando a criatividade – ora com a criação de moda infanto-juvenil, ora com outra ocupação paralela a este universo. Sentindo a necessidade de se envolver mais com a arte, optou pelo mosaico depois que se encantou com uma pequena peça que viu e apreciou aquele trabalho maravilhoso. Ela passou então a pesquisar a arte em mosaico e buscou conhecer alguma pessoa que a ensinasse aquela técnica. Ao aprender e exercitar, ao longo desses anos foi vendo as imensas possibilidades que esse tipo de arte proporcionava.  

Hoje o mosaico é para ela um alento, um prazer e uma alegria. Já realizou diversas exposições, conquistando inclusive a premiação de 3º lugar no Concurso “Luz Sustentável”, em Curitiba. Seus trabalhos “Primavera” e “Flores Brancas” foram publicados no Mosaic Yearbook de 2006. Seu talento também figura no livro “Mosaico sem Segredos”, da autora Bea Pereira. Quanto mais mosaico faz, mais ela gosta e se aperfeiçoa! 

 

Redes Sociais:

Instagram Tessel-Art 

Facebook 

Serviço 

Exposição Quebrar e Realizar 

Local: Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP-PR 

Endereço: Av. Jaime Reis, 107 Salas 7 e 11, bairro São Francisco – Curitiba/PR – CEP:80510-010 

Entrada: Franca  

Data: de 07 de agosto a 11 de setembro 

Dias e Horário:  Aos domingos das 10h:00 às 13h:30; de segunda a sexta-feira das 09h:00 às 12h:00 e das 13h:30 às 17h:30; aos sábados não abre. 

Abertura: Domingo, 07/08, às 10h:00. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo