Cultura

Exposição sobre os vestibulares da UFPR faz crônica das transformações sociais e tecnológicas

Uma crônica das transformações sociais e dos avanços tecnológicos nos últimos 50 anos. É assim que pode ser definida a exposição sobre a história dos vestibulares da UFPR, aberta ao público até o dia 10 de novembro no saguão do prédio histórico da universidade, na Praça Santos Andrade. A mostra reúne fotografias históricas, objetos e 12 painéis que contam como o vestibular e a própria UFPR foram se adaptando às mudanças ocorridas na educação e na sociedade ao longo de cinco décadas.

A exposição faz parte das comemorações dos 50 anos do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR, que foi criado em 1973, com o nome de Comissão Central do Concurso Vestibular. Aos poucos, a unidade foi ampliando suas atividades, passando a realizar também outros processos seletivos e concursos públicos internos e externos. Já realizou mais de 400 certames, da própria UFPR, de outras instituições de ensino, prefeituras, órgãos e empresas públicas.

Mas o vestibular da UFPR é, historicamente, o grande momento anual do NC – seja pelo tamanho do processo, que exige logística complexa, seja pelo fato de envolver o sonho de milhares de candidatos que desejam estudar na UFPR. E, por isso, é o carro-chefe da exposição, que mostra muitos fatos históricos e curiosidades.

É possível ver, por exemplo, fichas de inscrição do tempo em que eram preenchidas a mão e entregues pessoalmente, carteirinhas de candidato datilografadas e malotes antigos que eram utilizados para transportar cheques para pagamento dos colaboradores que trabalhavam nos concursos.

Os painéis também mostram as marcas da ditadura militar na universidade, como a chamada Lei do Boi e a exigência de atestado de antecedentes criminais emitido pelo DOPS para se inscrever no vestibular. Revelam ainda mudanças sociais – por exemplo, só a partir de 1977 foi que o questionário de informações socioeducacionais passou a incluir a ocupação da mãe do candidato; até então, perguntava apenas a ocupação do pai.

A exposição ainda relata a longa luta do Brasil contra a hiperinflação, por meio do vai-e-vem nos valores das taxas de inscrição no vestibular, e a bonita história da implantação das políticas afirmativas na universidade.

Também estão expostas fotografias dos banhos de lama de todos os tempos e depoimentos de pessoas cujas histórias pessoais guardam relação com a UFPR, além de todas as edições do Guia do Candidato de 1972 a 2002, quando a publicação deixou de ser impressa.

A expansão da universidade também é tema da exposição. O primeiro vestibular unificado da UFPR, em 1972, ofertou vagas em 29 cursos da graduação, todos em Curitiba. Atualmente, a UFPR mantém 122 cursos, distribuídos em seis cidades: Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paranáe Toledo.

A exposição é uma realização do NC em parceria com o Setor de Artes, Comunicação e Design, por meio do por meio do Projeto de Extensão Sacode e Movimenta – Encontros Culturais.

 

Exposição 50 anos do NC 

De 24 de outubro a 10 de novembro – no Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade

De 14 de novembro a 8 de dezembro – no hall do prédio da Reitoria – Rua XV de Novembro, 1299.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Empresa abre 40 vagas de trabalho para área da construção civil

A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…

2 horas ago

Rockefeller Center destaca programação de fim de ano com novas atrações

O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…

2 horas ago

Stanley e Luan Santana: em nova collab, linha “Meteoro” chega com acabamento inédito e exclusivo para comemorar os 15 anos do hit musical

Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…

2 horas ago

Sustentabilidade e Inovação: Fábricas da BYD em Campinas reduzem impacto ambiental

As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…

2 horas ago

Local Pães e Cafés inaugura nova unidade com 128m² em Curitiba

A padaria artesanal Local Pães e Cafés acaba de inaugurar sua nova unidade, na Alameda…

2 horas ago

Para FecomercioSP, Selic alta não é causa do problema, mas consequência dele

O Brasil encerrará 2024 com a quarta maior taxa de juros nominal do planeta (12,25%),…

2 horas ago