Empreendedorismo

Fab Lab do Cajuru desenvolve projeto de moda sustentável

A fama do Fab Lab da Rua da Cidadania do Cajuru ultrapassou os limites de Curitiba: a designer de moda Bruna Gonçalves Ramos, 21 anos, veio do Norte do Paraná à capital paranaense para desenvolver seu projeto no espaço maker curitibano.

Mesmo com a pandemia da covid-19, que restringiu as atividades presenciais, o Fab Lab manteve o atendimento ao público, oferecendo apoio para projetos dentro da cultura maker (faça você mesmo) e da fabricação digital.

E foi nesse período que Bruna recebeu apoio para sua proposta, que era entender como os fab labs podem contribuir de forma sustentável para a produção digital de produtos na área da moda.

Ela soube da existência do Fab Lab do Cajuru em uma plataforma que concentra os principais fab labs do mundo e não teve dúvida: veio de Londrina para Curitiba para fazer as experimentações do seu projeto.

Sustentabilidade

Durante seis meses, a designer testou as impressoras 3D e a máquina de corte a laser na produção de peças de vestuário e aviamentos.

A intenção foi verificar a viabilidade de criar moda aos moldes da cultura maker e que a peças sejam feitas todas no mesmo lugar, sem uma linha de produção em que corte, costura, estamparia, aplicação de acessórios e acabamentos sejam feitos em locais diferentes.

Entre as peças testadas, Bruna imprimiu botões sobressalentes, que podem ser usados em um traje e, depois, aplicados em outra roupa. É um exemplo de pensar a moda sustentável, com a fabricação de produtos zero waste – que usa o máximo da matéria-prima, com menos resíduos – e inclusive com menos emissão de CO2, com a redução de transporte dos produtos até ficarem prontos.

Experimentação e colaboração

Com apoio do primeiro Fab Lab público de Curitiba, os resultados dos testes de Bruna resultaram no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Design de Moda na Universidade Estadual de Londrina UEL) e serão guia para que ela continue pesquisando o tema no mestrado, agora morando em Curitiba.

“Esse projeto tem a essência do que é o fab lab: muita experimentação e muita troca de conhecimento, conciliando a cultura maker com o mundo da moda para chegar a novas tecnologias”, destaca o gerente do Fab Lab Cidadania Cajuru, Cleverson Fuzeti.

Ele explica que a troca de informação e a vontade de experimentar novas possibilidades geram a inovação, cumprindo a missão de espaços makers como o fab lab.

“Os projetos não chegam prontos, surgem de forma colaborativa na troca de conhecimentos e na experimentação. Por isso, estamos dispostos a acolher quem tenha uma ideia e queira nosso apoio para desenvolvê-la”, diz Fuzeti.

Fab Lab Cajuru

O Fab Lab Cidadania Cajuru foi inaugurado em 28 de março de 2019 e funciona como um laboratório de fabricação digital e prototipagem no qual estudantes, empresas e a comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática projetos e ideias inovadoras.

Serviço: Fab Lab Cajuru

Local: Rua da Cidadania do Cajuru – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150

Agendamentos para proposição de projetos: pelo telefone (41) 3221-2421 ou pelo e-mail fablab@curitiba.pr.gov.br.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo