Empreendedorismo

Fábrica catarinense cresce 5mil em 900 por cento em 6 anos

Extremamente promissor e lucrativo, o mercado de açaí cresce a passos largos. Hoje quase todos os estabelecimentos alimentícios oferecem açaí no cardápio. Movimentando milhões de reais, tanto com o consumo interno como também com as exportações. Não seria diferente por aqui, a fábrica que começou pequena em tamanho e produção, foi fortalecendo a marca, se consolidou no mercado e hoje atua em uma estrutura gigante para dar conta da demanda que também cresceu exponencialmente. Expandiu também a sua sede, em São José.

O consumo do açaí começou a ser ampliado no final da década de 90, com a industrialização e congelamento da polpa vendida ao mercado nacional. O boom veio nos últimos dez anos, quanto o produto teve um crescimento de 15.000%, dados da Fiepa (Federação das Indústrias do Estado do Pará). O que foi percebido por Raphael e Phelipe Pereira e Janaina Franco, sócios da Açaí Mineirinho, que acreditaram na região e na Grande Florianópolis, e só vêem a empresa crescer. No mercado desde 2018, é a única distribuidora do país a produzir esta quantidade de produto em menos de seis anos no mercado.

E para a ideia dar certo, tudo foi pensado estrategicamente. Hoje, à frente do negócio, o CEO da empresa Raphael relembra as conquistas durante a pandemia, quando ele próprio deixou o escritório para prospectar muitos clientes. “Bati em muitas portas e quando muita gente estava fechando, nosso negócio ganhava novos parceiros a cada dia”, conta. Na prática, o açaí foi aceito primeiramente na Grande Florianópolis, cidades litorâneas com um histórico de cultura ao corpo e vida saudável, e foi abraçando o estado aos poucos. Transpassando as barreiras e chegando a outros estados.

A fábrica se tornou uma das líderes no segmento de açaís no sul do país já em 2021, quase triplicando suas vendas desde 2018. Raphael afirma que a meta é se tornar referência também nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná, chegando ao estado de São Paulo até 2026.

O crescimento ainda garante a geração de cerca de 100 empregos diretos (isso em baixa temporada), além do impulsionamento da economia dos milhares de pontos de venda espalhados pelo sul do país.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

19 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

19 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

19 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

19 horas ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

19 horas ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

19 horas ago