fbpx
Turismo

Fábrica de Ideias revitaliza bairro Rebouças com lazer e cultura

O bairro Rebouças, em Curitiba, se prepara para uma grande transformação com a chegada do novo Centro de Inovação e Tecnologia do Paraná. O empreendimento, localizado no terreno da antiga fábrica da Ambev, pretende transformar um espaço emblemático da capital paranaense num hub de tecnologia, inovação e economia criativa.

Com projeto arquitetônico de Ricardo Amaral Arquitetos Associados, a obra terá investimento de R$ 220 milhões para financiar a construção do novo edifício de oito andares, além do retrofit de parte da área da antiga cervejaria.

“A revitalização da cervejaria é um dos pontos altos deste projeto. Acreditamos que a tradição e a modernidade podem caminhar juntas, ainda mais num centro de inovação que será referência em tecnologia no Brasil”, afirma Ricardo Amaral, arquiteto sênior do escritório responsável.

Mais do que focar na aceleração de empresas, o empreendimento vai oferecer qualificação profissional, desenvolver pesquisas tecnológicas e abrigar atividades culturais e de lazer, ao sediar o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) e o Museu de Comunicação e Inovação.

“A obra contempla a construção da praça Boulevard Alfred Agache, um espaço ideal para socialização, que vai abrigar um auditório com capacidade para 250 pessoas. Já a área de exposição de arte moderna ao ar livre adiciona uma dimensão cultural ao local, somada também ao amplo espaço gastronômico, que proporcionará uma variedade de opções para curitibanos de todas as partes da cidade”, diz Amaral.

Tradição e renovação

Historicamente ligado à industrialização da cidade, a região do Rebouças reunia as principais fábricas de Curitiba até a criação da Cidade Industrial, no início da década de 1970. Assim, a Fábrica de Ideias chega para revitalizar o bairro oferecendo novas oportunidades de cultura e lazer para a região.

Parte da renovação do local ficará a cargo dos grafites e artes das fachadas do complexo, que trarão imagens de figuras importantes para a história do Paraná, entre elas os irmãos André e Antônio Rebouças, Alberto Santos Dumont – precursor da aviação e pai do Parque Nacional do Iguaçu, onde fica um dos pontos turísticos mais visitados do país, as Cataratas do Iguaçu, o físico e cientista César Lattes. A estimativa é que as obras sejam concluídas em 2026.

Sobre o Ricardo Amaral Arquitetos Associados

Fundado em 1976, o escritório Ricardo Amaral Arquitetos Associados destaca-se pelo sucesso em obras relevantes no mercado nacional e internacional, ao aliar sua experiência profissional aos mais avançados recursos tecnológicos no desenvolvimento, gerenciamento e fiscalização de projetos e obras. Graças à qualidade na execução a empresa já atuou com projetos urbanísticos, hoteleiros, aeroportuários, industriais, comerciais, residenciais e esportivos. À frente do escritório como arquiteto sênior, Ricardo Amaral tem aproximadamente 21 milhões de metros quadrados projetados, em um portfólio diversificado que traz obras como a requalificação urbana de vários pontos do litoral, a fábrica da Brose do Brasil, o Museu de História Natural, a Sede do Tribunal de Justiça de Maringá, retrofit do Palácio Iguaçu, TRF Porto Alegre, vários projetos para o setor de incorporação, além de projetos de desenvolvimento urbano e imobiliário, entre outros empreendimentos icônicos e mais recentemente, o empolgante projeto da “Fábrica de Ideias”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo