Faça uma visita guiada ao prédio da Câmara Municipal de Curitiba

O programa alcançou 256 pessoas no período de fevereiro a junho deste ano, com a realização de 19 visitas guiadas.
No roteiro, os visitantes passam pelo Palácio Rio Branco, prédio histórico onde são realizadas as sessões plenárias, e por outras instalações do Legislativo da capital paranaense, como a sala das comissões, gabinetes dos vereadores e o auditório do Anexo 2, que recebe as audiências públicas e outros eventos abertos à população.
“Durante o agendamento, fazemos um diagnóstico com o propósito de compreender as motivações e expectativas sobre a visita.
As visitas duram em média uma hora e meia e são acompanhadas por servidores da Escola do Legislativo.
O agendamento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, no próprio site institucional (acesse aqui).
Não é permitida a entrada de visitantes usando shorts, bermudas e chinelos, exceto a menores de 10 anos.
Também é rigorosamente proibida a entrada com bebidas alcoólicas, armas ou qualquer objeto que possa causar acidentes ou lesões.
O portal da CMC também oferta dois serviços à população, que pode mais sobre o Legislativo de Curitiba sem sair de casa. As ferramentas são o tour virtual por toda a instituição e o Câmara na Escola, página do Nossa Memória que pode servir como material de apoio aos professores, para as aulas sobre a história da Câmara e da capital do Paraná.
Desta forma, podemos personalizar o conteúdo abordado, estabelecer o formato da visita e modelo de interação com os visitantes”, explica a diretora da Escola do Legislativo.
No atendimento a grupos de estudantes, relata Wandembruck, são abordados temas como “a história da Câmara, o papel dos três poderes, principalmente o do Legislativo, o que faz um vereador, requisitos para exercer um mandato, como são as sessões plenárias, as comissões permanentes e temporárias, como uma lei é criada, o impacto em suas vidas e como as leis regulam a vida em sociedade.
No dia 19 de junho, por exemplo, a Escola do Legislativo guiou a visita de 38 alunos do Colégio Tistu.
A atividade integra o projeto pedagógico da disciplina de Geografia dos sétimos anos do Ensino Fundamental, tendo como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão mais aprofundada sobre o funcionamento do poder legislativo municipal e sua importância para a cidade.
Embora as instituições de ensino correspondam à maioria dos agendamentos, o programa atende também a comitivas de outras cidades ou até mesmo de fora do Brasil, participantes de congressos e a quaisquer outros grupos interessados em saber mais sobre a história da Câmara e da cidade de Curitiba.
A Escola do Legislativo, conta a servidora, também costuma receber “vereadores e servidores de outras câmaras com o objetivo de conhecer os processos e sistemas adotados pela Casa.
Neste primeiro período de 2023, compartilhamos nossas experiências com 71 colegas do Legislativo”, contou a servidora.