FAE Centro Universitário inaugura Espaço Americano
Parceria com embaixada e consulados dos EUA no Brasil abrirá ao público em 16 de maio
Um ano após a assinatura do termo que estabeleceu a parceria entre a FAE Centro Universitário e a embaixada e consulados dos EUA no Brasil para a criação de um American Space (Espaço Americano), o espaço físico da iniciativa será oficialmente inaugurado no dia 16 de maio de 2023, às 16h30, com abertura no Teatro Bom Jesus.
Primeira instituição de ensino superior do Paraná a sediar um American Space, a FAE recebeu investimentos do governo estadunidense para estruturar o local, que agora poderá ser utilizado por toda a comunidade para atividades que incluem: aconselhamento educacional e promoção do estudo nos EUA; ensino da língua inglesa e capacitação de professores; engajamento com a rede de Alumni (ex-intercambistas de programas patrocinados pelo Departamento de Estado dos EUA); programas culturais; e acesso a informações sobre os Estados Unidos.
Segundo explica a coordenadora do American Space, Alessandra Tod, “com a abertura desse espaço a comunidade, e especialmente os jovens, ganham mais uma ferramenta de conexão com a cultura estadunidense, pela qual poderão realizar pesquisas, participar de eventos, debates, ler livros e exercitar a língua inglesa, entre outras atividades”.
A FAE Centro Universitário também já possui desde 2005 um escritório do EducationUSA, rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado dos EUA, cuja missão é facilitar o acesso a informações sobre oportunidades de estudo no ensino superior naquele país. O escritório sustentará um dos pilares do American Space – o Study in the U.S. – voltado à orientação de interessados em estudar nos Estados Unidos, seja para graduação ou pós-graduação. “A abertura do American Space na FAE reafirma a parceria de longa data entre a entidade e a embaixada e consulados dos EUA no Brasil e se torna mais um canal direto de interação entre a comunidade paranaense com a cultura, os valores e o povo dos Estados Unidos”, afirma o adido cultural do consulado dos EUA em São Paulo, Gerry Kaufman.
Outro projeto ligado ao American Space é o Pequeno Escritor, que trará estudantes de escolas públicas para realizar oficinas de escrita e de leitura. Conduzido pela professora do curso de Letras da FAE, Karina Fonseca, ele terá 27 horas de funcionamento e será ministrado em português, mas também trará aos estudantes um pouco da cultura estadunidense.