Geral

FAEP orienta produtores sobre renegociação de dívidas

Nas últimas cinco safras, os produtores paranaenses experimentaram quebras em diferentes culturas, principalmente soja, milho e feijão, ocasionadas por evento como geadas e uma estiagem prolongada que causou perdas históricas no campo.

Quando o clima deu uma trégua, os efeitos do mercado pesaram nas contas. O custo de produção da safra 2022/23 é um dos maiores dos últimos tempos, enquanto, do outro lado, desde o início de 2022, os preços das principais commodities agrícolas no mercado internacional estão caindo. Dessa forma, as receitas obtidas não são suficientes para arcar com os custos de produção.

Atento a esse cenário, o Sistema FAEP/SENAR-PR tem orientado produtores com a necessidade de renegociar dívidas junto às instituições financeiras. Afinal, o próprio Banco Central (BC) prevê essa possibilidade em seu Manual de Crédito Rural, possibilitando renegociar dívidas de custeio e investimento.

Para auxiliar os produtores endividados, o Sistema FAEP/SENAR-PR disponibilizou modelos de documentos para o pedido de prorrogação de dívidas de custeio (MCR 2-6-4), dívidas de investimento (MCR 11-1-4), além de um modelo da declaração de assistência técnica e capacidade de pagamento. Todos os documentos estão disponíveis neste link.

Serviço

Em caso de dúvidas, o produtor rural pode buscar mais informações no telefone (41) 2169-7923 ou no email economico@faep.com.br.

Veja como solicitar a renegociação de dívidas

– Protocole o pedido de prorrogação em, no mínimo, 15 dias antes do vencimento da operação de crédito;

– Apresente um laudo assinado por assistente técnico e um quadro demonstrativo da capacidade de pagamento, mostrando receitas e custos da safra;

– O protocolo do pedido deve ser feito em duas vias. Guarde uma via assinada pelo gerente da instituição financeira como comprovante do pedido de prorrogação. Caso o gerente se negue a receber, fazer a entrega do documento utilizando os serviços do cartório de títulos e documentos (três vias de igual teor e datadas);

– A condição da prorrogação (prazos e parcelas) é individual e deve ser negociada diretamente com o gerente. Isso ocorre porque, variáveis como a receita obtida com a venda da produção não afetada pelo clima e os seguros contratados para a lavoura são considerados no abatimento da dívida;

– Todos os critérios citados também são válidos para os financiamentos contratados com recursos do BNDES e subvencionados pelo Tesouro Nacional, conforme prevê o Manual de Crédito Rural (MCR 11-1-4).

Redação JBA Notícias

Recent Posts

MON oferece oficina de bordado em dezembro inspirada na exposição “Através”

A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…

16 horas ago

Clube de leitura da socioeducação do Paraná ganha prêmio nacional de direitos humanos

Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…

16 horas ago

Parceria do Paraná com a Shopee tem 30 novos produtores capacitados

As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…

16 horas ago

Com recursos estaduais, 16 famílias de Irati conquistam a casa própria

Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…

16 horas ago

Paraná inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório 48 horas após receber doses

Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…

16 horas ago

Estado adquiriu 5 mil toneladas de alimentos orgânicos para a merenda escolar em 2025

Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…

16 horas ago