Falcon 6X reflete a evolução definitiva da lendária herança aeronáutica da Dassault
O Falcon 6X integra os melhores recursos da experiência da Dassault Aviation, líder mundial em aeronaves executivas e de caça, para criar o jato de maior alcance em sua classe, com conforto incomparável para os passageiros, máxima flexibilidade de missão e as mais avançadas tecnologias de cabine disponíveis.
A aeronave recebeu a certificação da FAA e da EASA em 22 de agosto de 2023 e entrou em serviço em 30 de novembro de 2023.
– Espaço e Comodidades da Cabine
Mais espaço para trabalhar ou relaxar. Puro conforto para os passageiros. A maior cabine: 6 pés e 6 polegadas de espaço livre e 8 pés e 6 polegadas de largura.
O Falcon 6X oferece o maior espaço interno no segmento de 5.000 nm e apresenta a seção transversal mais alta e mais larga de qualquer jato executivo construído para esse fim.
Altura da cabine: 1,98 metros (6 pés e 6 polegadas)
Largura máxima: 2,58 metros (8 pés e 6 polegadas)
Comprimento da cabine: 12,30 metros (40 pés e 4 polegadas)
Tudo isso se traduz em mais espaço para maior produtividade pessoal: para colaborar,para trabalhar e para dormir em voos longos.
Graças ao espaço extra disponível, e com base na ampla contribuição dos clientes, o estúdio de design interno da Dassault Aviation repensou e reformulou completamente o interior da cabine. Sua solução apresenta linhas fluidas e ininterruptas que aumentam a sensação de espaço.
Até 16 passageiros – Leve uma equipe grande, há espaço suficiente para acomodar de 12 a 16 passageiros, com assentos individuais em três áreas de lounge separadas. A largura extra também significa um corredor 5 polegadas mais largo em comparação com os Falcons anteriores, para mais espaço para os cotovelos e movimentação mais fácil entre as seções da cabine.
Várias configurações – As opções incluem uma entrada e uma cozinha ampliadas, uma área de descanso da tripulação e uma espaçosa cabine traseira, proporcionando maior privacidade quando desejado, especialmente em voos noturnos longos. Uma nova opção desde 2022 é a Falcon Privacy Suite com um assento deitado controlado eletricamente. Um ou mais podem ser instalados na cabine 6X.
Janelas grandes… e uma claraboia – As janelas extragrandes do Falcon 6X (30 delas) iluminam naturalmente a cabine e proporcionam vistas sem precedentes, com um total de quase 5.000 polegadas quadradas e a maior porcentagem de área de janela em sua classe. Ele também tem uma claraboia pioneira no setor que fornece luz
natural adicional na área da cozinha.
Silencioso e refrescante – Assim como o Falcon 8X, o 6X será a cabine mais silenciosa do céu, com níveis de som interno abaixo de 50 dB. O ar da cabine é renovado continuamente e processado por meio de filtros HEPA de grau hospitalar para oferecer proteção adicional contra agentes patogênicos transportados pelo ar. A pressurização da “altitude da cabine” é mantida em um nível muito confortável de 1.189 m (3.900 pés), quando em cruzeiro a 12.497 m (41.000 pés). Os passageiros não apenas viajam nas condições mais confortáveis, como também chegam ao seu destino revigorados e prontos para o dia.
Conectividade com estilo – A cabine 6X vem com uma solução de sistema de conectividade de alta velocidade que garante comunicações ininterruptas durante o voo e acesso de alta velocidade à Internet. As opções de serviço de conectividade incluem a rede Ka-Band, que permite uma velocidade de dados ainda mais rápida e
consistente. A cabine também vem equipada com uma nova tecnologia de rede de comunicações e entretenimento a bordo, projetada para distribuir conteúdo de áudio e vídeo nítido e de alta definição em toda a cabine. O inovador sistema de gerenciamento de cabine Ambiance da Dassault oferece controle fácil do ambiente da cabine (temperatura, sombras, luz) e entretenimento em painéis sensíveis ao toque e
dispositivos pessoais. Os passageiros podem transmitir áudio por Bluetooth de seus dispositivos pessoais para fones de ouvido ou alto-falantes da cabine.
– Velocidade, Alcance, Flexibilidade
Mais opções de aeroportos mais próximos dos destinos finais dos passageiros.
Máxima flexibilidade de missão. O maior alcance de sua classe (até 5.500 nm), juntamente com a capacidade de decolagem e pouso em campo curto, típica da linha
Falcon.
O Falcon 6X oferece o maior alcance de sua classe e conecta uma lista impressionante de pares de cidades. Voe para praticamente qualquer lugar do mundo e pouse em aeroportos que normalmente são inacessíveis a grandes jatos executivos, devido a pistas curtas ou aproximações desafiadoras.
Alcance de longo alcance – O Falcon 6X voará com um alcance máximo de 5.500 nm (10.186 km) a Mach .80 ou 5.100 nm (9.445 km) a Mach .85.
Capacidade de pouso em pista curta – Com slats de bordo de ataque extensíveis e flaps de bordo de fuga nas asas, a velocidade de aproximação pode ser tão baixa quanto 110 KIAS (204 km/h) com 8 passageiros, 3 tripulantes, SL, reservas NBAA IFR, mesmo em aproximações íngremes não padronizadas de até 6 graus. Pouse em Londres, Lugano, Saint-Tropez, Aspen e outros aeroportos desafiadores.
Missões típicas do Falcon 6X em velocidade de cruzeiro de longo alcance:
Los Angeles para Genebra
São Paulo para Londres
Pequim para São Francisco
Londres para Los Angeles
O Falcon 6X também pode realizar uma lista impressionante de missões em M .85,
incluindo:
Paris para Pequim
Xangai para Melbourne
Los Angeles para Londres
São Paulo para Chicago
Paris para Joanesburgo
Partida após um voo curto – O Falcon 6X é capaz de aterrissar com muito mais combustível do que as aeronaves concorrentes. Isso permite que as operadoras deem um pequeno salto para um aeroporto provisório, peguem passageiros e continuem para um destino no exterior sem precisar reabastecer. Ele pode voar 50% mais longe
após um curto salto em comparação com seu concorrente mais próximo. De Washington para Nova York e depois para Londres ou Genebra, por exemplo. Isso é flexibilidade de missão com eficiência econômica.
Asa ultraeficiente – A asa do Falcon 6X de nova geração incorpora uma arquitetura estrutural avançada e um bordo de fuga curvo. A maior margem de buffet e a maior relação sustentação/arrasto reduzem o impacto da turbulência. Embora otimizado para aproximações íngremes e de baixa velocidade em aeroportos de campo curto, o Falcon 6X ainda pode atingir uma velocidade máxima de cruzeiro de Mach 0,90.
O motor turbofan PW812D de 13.500 lb compartilha a tecnologia de núcleo comprovada e rigorosamente testada, usada na família PurePower® da Pratt & Whitney de motores comerciais turbofan com engrenagens, com melhorias na queima de combustível, emissões ambientais, ruído do motor e custos operacionais para a
nova geração de jatos executivos de longo alcance. O PW812D recebeu a certificação do Transport Canada em 1º de dezembro de 2021, após mais de 4.900 horas de testes, incluindo 1.150 horas de voo e 20.000 horas no núcleo do motor. O motor é compatível com SAF em até 50% e tem voado rotineiramente com misturas SAF
durante o programa de testes de voo do Falcon 6X.
O motor proporciona uma melhoria de dois dígitos na eficiência de combustível, estabelecendo um novo padrão de motor “verde” para emissões com o avançado combustor TALON™ X, e seu design de baixo ruído e baixos níveis de vibração contribuirão para reduzir o ruído da cabine, proporcionando uma experiência mais
confortável aos passageiros. A avançada tecnologia de núcleo comum do PW812D, empregada em 16 aplicações diferentes do motor PurePower, acumulou mais de 585.000 horas em serviço. Do ponto de vista da manutenção, a família de motores PW800 define o padrão do setor, com 40% menos manutenção programada do que
outros motores de sua classe.
A RTX Corporation, controladora da Pratt & Whitney Canada, fornece uma solução integrada de usina de energia, incluindo entrada, carenagem do ventilador, reversor de empuxo e sistema de acúmulo de motor (EBU), aproveitando compostos leves para reduzir o ruído e aumentar a eficiência do combustível.
– O Novo Escritório do PILOTO
Mais controle em todas as condições de voo. Consciência situacional otimizada para os pilotos. Uma cabine de comando mais espaçosa, com janelas maiores e a próxima geração de tecnologias de voo otimizadas
A cabine de comando do novo Falcon 6X encantará os pilotos e melhorará a consciência situacional.
Mais espaço para operar – A cabine de comando tem mais espaço para a cabeça do que qualquer outra aeronave e 30% mais espaço para as janelas, o que proporciona maior consciência situacional no ar e no solo. Os assentos do piloto reclinam até 130 graus, e a cabine de comando mais ampla permite a entrada e saída sem a necessidade de passar pelo console central. As bolsas de voo eletrônicas FalconSphere II da Dassault estão integradas ao console. Há também mais espaço de armazenamento para a equipe de voo.
Os pilotos do 6X serão os primeiros a ter acesso ao novo aplicativo de planejamento de rotas FalconWays, que pode economizar até 7% em combustível e emissões.
Os controles mais avançados – O Sistema Digital de Controle de Voo (DFCS) de última geração proporciona melhor capacidade de manobra e proteção do envelope da aeronave. O DFCS comanda todas as superfícies de controle de voo, inclusive slats e flaps, e cada superfície é multifuncional para proporcionar o máximo desempenho. O DFCS também integra a direção da roda do nariz para um manuseio mais seguro na
pista, em caso de ventos cruzados fortes ou em pistas molhadas.
A Dassault Aviation introduziu o controle de voo digital para aeronaves executivas há mais de 15 anos, com o lançamento do Falcon 7X, aproveitando quatro décadas de controles de compensação automática de circuito fechado e estável para aeronaves militares. O Falcon 6X representa a próxima geração de refinamento do DFCS,
simplificando ainda mais a carga de trabalho do piloto para um desempenho otimizado e mais seguro.
Até mesmo a sequência de partida simplificada do Falcon 6X é mais automatizada, exigindo menos ações do piloto além do monitoramento dos sistemas à medida que eles ficam on-line.
Consciência situacional revolucionária – O sistema de visão combinada (CVS) FalconEye – que a maioria dos clientes do Falcon 8X escolheu – será padrão no 6X. O FalconEye é o primeiro Head-Up Display (HUD) a combinar imagens sintéticas de terreno baseadas em banco de dados e imagens reais de câmeras térmicas e de baixa luminosidade em uma única visualização. Proporciona um nível sem precedentes de consciência situacional para as tripulações de voo em condições climáticas desafiadoras e em todas as fases do voo. A função EFVS (Enhanced Flight Vision System) fornece créditos operacionais para aproximações em condições de mau tempo com mínimos de 100 pés, com planos para atingir a capacidade total de EFVS para pouso em condições próximas de zero/zero. O HUD duplo é opcional no 6X.
O campo de visão de 30×40 graus é um dos ângulos mais amplos de qualquer HUD, garantindo cobertura total de visualização com resolução de 1280×1024 pixels. O FalconEye possui uma câmera multissensor de quarta geração, cujos seis sensores apresentam imagens de alta qualidade nos espectros visível e infravermelho. Essas
imagens são combinadas com três bancos de dados mundiais dedicados de visão sintética que mapeiam o terreno, os obstáculos, a navegação e os dados de aeroportos e pistas. O FalconEye foi desenvolvido em parceria com a Elbit Systems.
EASy de última geração – O pacote aprimorado de aviônicos da cabine de pilotagem inclui a última geração do sistema EASy – EASy IV, equipado com a plataforma Primus Epic da Honeywell. O EASy IV tem mais poder de processamento, melhorando os gráficos, as cores e a nitidez das telas. Ele inclui novos recursos, como aproximações por instrumentos RNP, a capacidade de exibir o tráfego no ar e no solo, mapas móveis
de aeroportos para facilitar o taxiamento, previsão do tempo SiriusXM opcional e um sistema de alerta e conscientização de ultrapassagem de pista (ROAAS). O EASy IV inclui um sistema aprimorado de comunicação de link de dados entre controlador e piloto (CPDLC). Um radar meteorológico colorido RDR 7000 IntuVue 3D oferece detecção preditiva de raios e granizo, bem como detecção de turbulência Doppler com alcance de 60 nm. As condições meteorológicas perigosas e a definição vertical de tempestades podem ser vistas a distâncias de até 320 nm.
– Novos Recursos de Segurança
Mais paz de espírito. Segurança aprimorada por design. Novos flaperons para maior controle em baixa velocidade. Tanques de combustível pressurizados.
Monitoramento da integridade da aeronave de milhares de sistemas e componentes
Novo controle ativo de flaperon – O Falcon 6X é a primeira aeronave executiva a apresentar novos “flaperons”, superfícies de controle ativas de deflexão de alta velocidade que podem atuar como flaps (aumentando a sustentação) e ailerons (controle de rolagem). Integrados ao DFCS, os flaperons são especialmente úteis
durante as aproximações com um perfil de descida íngreme, aumentando o arrasto e mantendo um alto coeficiente de elevação.
Sistema de combustível pressurizado – A pressurização do tanque de combustível é um recurso presente há muito tempo nos Falcons para reduzir o risco de ignição nos tanques de combustível. Mas o Falcon 6X é a primeira aeronave executiva a usar um sistema de geração de nitrogênio para preencher o espaço acima do combustível restante com um gás inerte, proporcionando um nível mais alto de proteção contra ignição.
– Suporte Whatever® It Takes
Mais confiabilidade no despacho. A renomada rede de suporte global da Dassault Aviation. Centros de serviço em seis continentes e uma equipe de mais de 2.500 profissionais para manter as aeronaves no ar
Durante toda a vida útil do Falcon 6X, os clientes podem contar com a filosofia Whatever It Takes® da rede global de serviços da Dassault.
Em 2019, a Dassault Aviation adquiriu as instalações de manutenção mundiais da ExecuJet, fortalecendo sua presença global de suporte ao produto, especialmente na Ásia-Pacífico, Oceania, Oriente Médio e África. A Dassault também adquiriu as atividades de manutenção da TAG Aviation e RUAG, agora renomeadas como Dassault Aviation Business Services, reforçando sua rede de centros de serviços europeus.
Serviços e peças de reposição em todo o mundo – A Dassault Aviation oferece suporte aos operadores do Falcon com uma rede de mais de 60 centros de serviços, 15 depósitos regionais de distribuição de peças de reposição e mais de 100 representantes de campo, espalhados por seis continentes.
Em 2019, a Dassault Aviation abriu um novo centro de distribuição de peças sobressalentes de US$ 50 milhões e 180.000 pés2 (16.500 m2) em Tremblay-en-France, nas imediações do Aeroporto Paris-Charles de Gaulle. A proximidade da instalação com um dos principais centros de transporte do mundo, juntamente com
seu design de última geração, ajudará a garantir que as peças e ferramentas cheguem às mãos dos clientes da Falcon na Europa, no Oriente Médio, na África e na região da Ásia/Pacífico, ainda mais rapidamente do que antes.
Equipes de pronto-atendimento – O FalconResponse, uma novidade no setor, é o portfólio abrangente de serviços de Aeronaves no Solo (AOG) da Dassault. No caso raro de um operador de Falcon ter uma situação de AOG, que exija reparos de emergência, uma chamada para o Falcon Command Center global, 24 horas por dia, 7
dias por semana, ativa uma “GoTeam” dedicada de engenheiros, especialistas em peças e gerentes de linha de frente para devolver a aeronave à condição de voo, o mais rápido possível. Se necessário, os membros do “GoTeam” podem utilizar uma das duas aeronaves Falcon Airborne Support dedicadas, que ficam de prontidão para agilizar o envio de equipes de reparo e peças sobressalentes para locais remotos. Voos de elevação alternativos – outra novidade no setor – também estão disponíveis para os clientes afetados por um AOG.
Monitoramento de 100.000 parâmetros – Um novo sistema de manutenção integrado a bordo, o FalconScan, estabelece um novo padrão no setor para o autodiagnóstico do sistema em tempo real. Conectando-se diretamente a todos os sistemas da aeronave, o FalconScan monitora mais de 100.000 parâmetros (em comparação com centenas nos Falcons anteriores), proporcionando visibilidade para a equipe de manutenção em terra. Algoritmos patenteados permitirão a detecção de falhas e a solução de problemas para aeronaves individuais, além do monitoramento de tendências em toda a frota de Falcon 6X, em todo o mundo.
– Valor Falcon
Maior retorno sobre o investimento do cliente. Baixos custos operacionais. Alto valor de revenda
Os modelos Falcon mantêm seu valor melhor do que qualquer outro jato executivo. Eles retêm até 10% mais do que as aeronaves de seus concorrentes mais próximos ao longo de 10 anos. A análise de mercado mostra que a alta demanda por Falcons significa que eles tendem a levar menos tempo para serem revendidos.
Custo de manutenção reduzido – A frota atual de mais de 2.200 Falcons operados em mais de 90 países, demonstra plenamente a força excepcional dos modelos Falcon. Ao contrário de alguns de seus concorrentes, os Falcons não têm nenhuma peça estrutural primária com vida útil limitada. O programa de custos de manutenção
garantidos FalconCare da Dassault assegura a previsibilidade orçamentária relacionada a peças, mão de obra e serviços AOG no local. Os intervalos de manutenção do Falcon 6X serão ampliados de acordo com os mais recentes padrões MSG3, melhorando ainda mais a disponibilidade da aeronave. O 6X terá garantia de 800 horas ou 12 meses entre as inspeções – intervalos 30% maiores do que os das aeronaves da geração anterior.
Marcos do Falcon 6X
Voos de teste: 10 de março de 2021
Certificação FAA e EASA: 22 de agosto de 2023
Entrada em serviço: 30 de novembro de 2023
A certificação do Falcon 6X seguiu um programa de teste de voo de 1.500 horas com três aeronaves. A quarta aeronave de produção, equipada com um interior completo, concluiu uma campanha de testes com 50 paradas e 50.000 milhas náuticas antes da certificação.
Especificações do Falcon 6X
DESEMPENHO
Alcance: 5.500 nm (10.186 km) a Mach .80 (8 pessoas, 3 tripulantes, ISA, SL, vento
zero, reservas NBAA IFR); 5.100 nm (9.445 km) a Mach .85
Velocidade máxima de operação Mach (MMO): Mach .90
Altitude máxima certificada: 51.000 pés (15.545 m)
Comprimento de campo equilibrado (MTOW; SL; ISA): 1.670 m (5.480 pés)
Velocidade de aproximação, Vref (8 pessoas, 3 tripulantes, SL, reservas IFR da NBAA):
110 kias (204 km/h)
Distância de pouso (SL): 2.480 pés (756 m)
MOTORES E AVIÔNICOS
2 Pratt & Whitney PW812D
Empuxo máximo (classificação plana de 20°C): 13.500 lbs
Plataforma de voo EASy III
Com sistema Honeywell Primus Epic
DIMENSÃO EXTERNA
Envergadura da asa: 85 pés e 1 pol. (25,94 m)
Comprimento: 84 pés e 3 pol. (25,68 m)
Altura: 24 pés e 6 pol. (7,47 m)
DIMENSÕES INTERNAS
Altura da cabine: 78 pol. (1,98 m)
Largura da cabine: 102 pol. (2,58 m)
Comprimento da cabine (excluindo cabine de comando e bagagem): 40 pés e 4 pol.
(12,30 m)
Volume da cabine (excluindo cabine de comando e bagagem): 1.843 pés3 (52,2 m3)
Volume de bagagem: 155 pés3 (4,4 m3)
PESOS/CAPACIDADES
Peso máximo em rampa: 35.225 kg (77.660 lb)
Peso máximo de decolagem: 35.135 kg (77.460 lb)
Peso máximo de pouso: 66.190 lb (30.025 kg)
Peso máximo sem combustível: 20.830 kg (45.920 lb)
Peso máximo de combustível: 15.325 kg (33.790 lb)
Sobre a Dassault Aviation
A Dassault Aviation é uma empresa aeroespacial líder com presença em mais de 90 países em seis continentes. A Dassault projeta e constrói a família de jatos executivos Falcon, bem como o jato de combate Rafale. A empresa emprega mais de 12.000 funcionários e possui instalações de produção na França e nos Estados Unidos, além de uma rede mundial de serviços. Desde o lançamento do primeiro Falcon 20 em 1963, mais de 2.650 Falcons foram
entregues. As linhas tri-jet e bimotor oferecem excelente eficiência e conforto, com faixas de 3.500 nm a 7.500 nm. Eles incluem o carro-chefe Falcon 10X, os pioneiros Falcon 7X e 8X, o widebody Falcon 6X e os versáteis Falcon 900LX, 2000LXS e 2000S. O Atendimento ao Cliente Falcon continua ocupando o primeiro lugar nas principais pesquisas de aviação executiva.
Sobre Dassault Falcon Jet
Dassault Falcon Jet Corp., é uma subsidiária integral da Dassault Aviation, França. A Dassault Falcon Jet comercializa e apóia a família de jatos executivos Falcon em toda a América do Norte e América do Sul.
Mais informações:
www܂dassaultfalconjet܂com